Fabriciano lança campanha de combate às arboviroses

mei
Conheça os benefícios oferecidos aos Microempreendedores Individuais em tempos de coronavírus
6 de abril de 2020
Altos-Fornos da Usina de Ipatinga
Usiminas lança desafio de inovação para enfrentamento à Covid-19
7 de abril de 2020

Fabriciano lança campanha de combate às arboviroses

A campanha de conscientização contra a Dengue terá inicio às 8h da manhã

A campanha de conscientização contra a Dengue terá inicio às 8h da manhã

No momento em que as atenções estão voltadas ao combate ao Coronavírus (Covid-19), o município de Coronel Fabriciano demonstra preocupação também com outra doença, a dengue, e lança uma campanha para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor também da zika e da chicungunya. Levantamentos feitos de janeiro a abril apontaram os bairros com maior infestação na cidade e é por estes locais que o trabalho vai começar. Um pelotão de agentes munidos de sacos de lixo, luvas inicia nesta terça-feira, 07, um mutirão de limpeza, recolhendo tudo que pode servir de criatório para o mosquito.

“Até uma tampinha de garrafa virada pra cima pode armazenar água limpa da chuva e desenvolver centenas de larvas, que rapidamente viram insetos capazes de picar um grande número de pessoas. É contra isso que temos que lutar e não é difícil. Basta ter consciência e recolher esses objetos, pôr no lixo e pronto! Estamos protegidos”, afirma Vânia Tavares, Secretária Adjunta de Saúde, de Coronel Fabriciano.

Os agentes de endemias, que vão participar do mutirão, vão bater de porta em porta, seguindo o mapa da infestação. Onde o morador não estiver, será deixado um recado para que ele saiba que a área onde mora está em risco e para que faça ele mesmo a limpeza do terreno. Os materiais recolhidos e ensacados serão deixados nas calçadas para os recolhedores. A maior parte é material reciclável que pode se converter em renda para a população.

O objetivo da campanha é conscientizar a população de quê além do Coronavírus, temos que nos preocupar com a dengue que tem levado inúmeras pessoas à morte no Brasil. Neste ano, Coronel Fabriciano teve 361 notificações de dengue e 162 foram confirmadas. Já de Chicungunya, foram 146 notificações com 14 exames positivos. A zika teve 1 caso notificado e descartado.

 

CRONOGRAMA

A campanha de conscientização contra a Dengue terá inicio às 8h da manhã nos seguintes bairros conforme descrição abaixo. A equipe será acompanhada por carro de som, agente de endemias com o recolhimento dos materiais descartáveis e o fumacê.

 

Veja o cronograma:
Dia 07/04: Córrego alto

Dia 08/04: São Geraldo e Santa Cruz

Dia 09/04: Silvio Pereira 1 e Surinan

Dia 13/04: Recanto Verde e São Domingos 1 e 2

Dia 14/04: Giovanini, Melo Viana e Alipinho

Dia 15/04: Caladinho de Cima e Pedreira

Dia 16/04: Morada do Vale, Serra Azul e Ap. do Norte

Dia 17/04: Amaro Lanari, Mangueiras e Ponte Nova

Dia 20/04: São Geraldo

Dia 21/04: Silvio Pereira 1

Dia 22/04: Giovanini e Melo Viana

Dia 23/04: Cal. de Cima e Pedreira

Dia 24/04: Amaro Lanari, Mangueiras e Ponte Nova

Dia 25/04: Santa Cruz e Silvio Pereira 2

Dia 28/04: Silvio Pereira 1 e Surinan