Ipatinga abre ponto de ‘Drive Thru’ para vacinação de idosos

pmipatinga
Ipatinga cria normas para transporte público, velórios e casas lotéricas
24 de março de 2020
O ministro Marco Aurélio Mello - Foto: Agência Brasil
Ministro do STF mantém MPs editadas para combater efeitos da pandemia
25 de março de 2020

Ipatinga abre ponto de ‘Drive Thru’ para vacinação de idosos

A vacinação acontecerá no estacionamento do Ipatingão

A vacinação acontecerá no estacionamento do Ipatingão

Como forma de preservar o isolamento dos idosos, que compõem o principal grupo de risco diante do novo coronavírus, a Administração de Ipatinga disponibilizará a partir desta quinta-feira (26) a opção de ‘Drive Thru’ para vacinar a população maior de 60 anos contra a gripe. As pessoas nessa faixa etária serão imunizadas por equipes especiais, sem necessidade de sair do carro.

O esquema funcionará de 8h ao meio-dia, no estacionamento do estádio Ipatingão, onde até agora acontecia a feira de alimentos agrícolas, que será momentaneamente deslocada, para o Novo Centro.

No local serão disponibilizadas três equipes de vacinação, que farão o cadastramento do idoso e, em seguida, a imunização.

A medida foi implementada com o intuito de evitar aglomerações e reduzir os riscos de contágio durante a campanha nacional contra a Influenza. Nesta terça-feira (24), começou também, no município, a imunização dos idosos em seus domicílios.

A exemplo da vacinação em domicílio, a imunização pelo ‘Drive Thru’ será oferecida exclusivamente à pessoa idosa, o que não impede de haver um acompanhante conduzindo o veículo. No entanto, a secretária de Saúde, Érica Dias, explica que em razão das medidas de segurança apenas automóveis estão autorizados a serem recebidos no Drive Thru.

Os pontos de entrada, de vacinação e de saída de veículos estarão sinalizados no local. “Pedimos que o idoso esteja sentado no banco próximo à janela, que deve ser mantida aberta para a agilidade do atendimento. Não serão vacinados aqueles que chegarem ao local em outros meios de condução e nem a pé. Também alertamos que não há necessidade de descer do veículo. É somente abrir a janela. O ‘Drive Thru’ será fundamental no sentido de reduzir ainda mais a aglomeração de pessoas, criando um ponto de atendimento exclusivamente para quem pode se dirigir de carro”, explica a secretária de Saúde, Érica Dias.

Para garantir a imunização pelo ‘Drive Thru’ é preciso que o idoso esteja munido dos cartões de vacina e do SUS e CPF. Para o prefeito Nardyello Rocha, a opção de vacinação por ‘Drive Thru’ (sistema de atendimento comumente usado por cadeias de comércio de alimentação rápida) é uma novidade que trará agilidade e evitará aglomerações de pessoas.

“Este governo não tem medido esforços para buscar soluções resolutivas e que, acima de tudo, tragam mais proteção para a população de Ipatinga, no que diz respeito à disseminação do coronavírus. Nós sabemos que a vacinação contra a Influenza não protege contra a covid-19, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo vírus. Por isso a importância de ela acontecer neste momento e principalmente com segurança. Essa é mais uma modalidade de vacinarmos os nossos idosos com proteção, além de ser uma novidade em se tratando de Ipatinga”, concluiu o chefe do Executivo.

O prefeito ainda informou que a feira realizada no estacionamento do Ipatingão – local que agora será utilizado para vacinação – passará a funcionar temporariamente no Novo Centro, próximo à Estação da Maria Fumaça.