Ipatinga abre ponto de ‘Drive Thru’ para vacinação de idosos

Ipatinga cria normas para transporte público, velórios e casas lotéricas
24 de março de 2020
Ministro do STF mantém MPs editadas para combater efeitos da pandemia
25 de março de 2020

Ipatinga abre ponto de ‘Drive Thru’ para vacinação de idosos

A vacinação acontecerá no estacionamento do Ipatingão

Como forma de preservar o isolamento dos idosos, que compõem o principal grupo de risco diante do novo coronavírus, a Administração de Ipatinga disponibilizará a partir desta quinta-feira (26) a opção de ‘Drive Thru’ para vacinar a população maior de 60 anos contra a gripe. As pessoas nessa faixa etária serão imunizadas por equipes especiais, sem necessidade de sair do carro.

O esquema funcionará de 8h ao meio-dia, no estacionamento do estádio Ipatingão, onde até agora acontecia a feira de alimentos agrícolas, que será momentaneamente deslocada, para o Novo Centro.

No local serão disponibilizadas três equipes de vacinação, que farão o cadastramento do idoso e, em seguida, a imunização.

A medida foi implementada com o intuito de evitar aglomerações e reduzir os riscos de contágio durante a campanha nacional contra a Influenza. Nesta terça-feira (24), começou também, no município, a imunização dos idosos em seus domicílios.

A exemplo da vacinação em domicílio, a imunização pelo ‘Drive Thru’ será oferecida exclusivamente à pessoa idosa, o que não impede de haver um acompanhante conduzindo o veículo. No entanto, a secretária de Saúde, Érica Dias, explica que em razão das medidas de segurança apenas automóveis estão autorizados a serem recebidos no Drive Thru.

Os pontos de entrada, de vacinação e de saída de veículos estarão sinalizados no local. “Pedimos que o idoso esteja sentado no banco próximo à janela, que deve ser mantida aberta para a agilidade do atendimento. Não serão vacinados aqueles que chegarem ao local em outros meios de condução e nem a pé. Também alertamos que não há necessidade de descer do veículo. É somente abrir a janela. O ‘Drive Thru’ será fundamental no sentido de reduzir ainda mais a aglomeração de pessoas, criando um ponto de atendimento exclusivamente para quem pode se dirigir de carro”, explica a secretária de Saúde, Érica Dias.

Para garantir a imunização pelo ‘Drive Thru’ é preciso que o idoso esteja munido dos cartões de vacina e do SUS e CPF. Para o prefeito Nardyello Rocha, a opção de vacinação por ‘Drive Thru’ (sistema de atendimento comumente usado por cadeias de comércio de alimentação rápida) é uma novidade que trará agilidade e evitará aglomerações de pessoas.

“Este governo não tem medido esforços para buscar soluções resolutivas e que, acima de tudo, tragam mais proteção para a população de Ipatinga, no que diz respeito à disseminação do coronavírus. Nós sabemos que a vacinação contra a Influenza não protege contra a covid-19, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo vírus. Por isso a importância de ela acontecer neste momento e principalmente com segurança. Essa é mais uma modalidade de vacinarmos os nossos idosos com proteção, além de ser uma novidade em se tratando de Ipatinga”, concluiu o chefe do Executivo.

O prefeito ainda informou que a feira realizada no estacionamento do Ipatingão – local que agora será utilizado para vacinação – passará a funcionar temporariamente no Novo Centro, próximo à Estação da Maria Fumaça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *