O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu desculpas nesta quinta-feira (19/03) à China e ao embaixador chinês no Brasil após o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, ter acusado o governo chinês de ser o responsável pela pandemia de coronavírus.
Eduardo, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, retuitou na quarta-feira um grupo de tuítes que apontava a responsabilidade do governo chinês na expansão da epidemia, e comentou:
“Mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor, tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução”.
A China, maior parceiro comercial brasileiro, respondeu de imediato. Em sua conta pessoal, o embaixador chinês em Brasília, Yang Wanming, afirmou que Eduardo é uma “pessoa sem visão internacional nem senso comum, sem conhecer a China e o mundo”. “Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil ou vai tropeçar feio”, escreveu o embaixador.
Reuters