PMI suspende temporariamente atendimento ao público no prédio do Executivo

113238202003185e723106780a6 (1)
Unidade de Referência em Fabriciano já atendeu 68 pacientes; há um caso confirmado e 14 suspeitos para o Coronavírus
18 de março de 2020
Contem cultura
Contém Cultura suspende funcionamento em função do coronavírus
18 de março de 2020

PMI suspende temporariamente atendimento ao público no prédio do Executivo

{0ACE5D31-AED4-5DBE-A57C-353D15DAEC56} (1)

Preocupada com a disseminação do Coronavírus por meio das transmissões locais e comunitária e visando a proteção de toda a coletividade, a Prefeitura de Ipatinga definiu nesta quarta-feira (18/3) a suspensão temporária dos expedientes de atendimento ao público no prédio-sede do Executivo.

A medida começa a vigorar nesta quinta-feira (19/3) e se estende até sexta-feira, 27 de março, período necessário para que a Administração realize adequações indispensáveis para garantia de maior segurança não apenas para o público, mas também para os servidores municipais, em relação à contenção do covid-19. O expediente retornará à normalidade na segunda-feira, 30 de março.

Dentre as ações de prevenção, as demandas para o setor de Protocolo e Central de Atendimento Tributário (Ceat), a partir do dia 30 de março, serão canalizadas a um serviço telefônico. Os números serão divulgados em breve para a população.

Durante o período de suspensão do expediente convencional, o público que de forma excepcional precisar encaminhar algum documento físico ou necessitar de acesso incontornável à Prefeitura deverá contar com pessoal de triagem disponibilizado pela Administração no hall de entrada do prédio. Ali também será avaliada a justificativa para o acesso.

O Executivo reforça que a decisão de suspender momentaneamente o atendimento ao público no prédio é mais uma ação norteada por cuidados com a saúde pública, fazendo coro a diversas outras medidas de prevenção que o município vem adotando para conter o novo Coronavírus.

De acordo com o último boletim epidemiológico do município, divulgado nesta quarta-feira, Ipatinga tem um caso confirmado da doença, 193 em investigação e dez descartados.

 

Medidas preventivas

Desde o início da semana, o Governo municipal tem tomado medidas importantes, que foram amplamente divulgadas após a publicação no Diário Oficial do Decreto 9273/2020, que oficializa o estado de emergência na cidade.

Uma das principais medidas contidas no documento é a determinação para que sejam suspensas por tempo indeterminado as atividades letivas em todas as escolas da cidade, nos mais diversos níveis, incluindo as da rede particular. A suspensão garante a proteção de mais de 60 mil alunos no município, incluindo creches e faculdades.

O Executivo confirmou também a suspensão de todas as atividades previstas para comemoração do 56º aniversário de emancipação político-administrativa do município, no mês de abril, assim como outros eventos públicos e também os particulares que dependam de alvarás. Estão suspensas ainda, temporariamente, as visitas aos pacientes internados no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A partir desta quinta-feira (19), está determinada também a suspensão das sessões de cinema, assim como a interrupção temporária das atividades em academias de ginástica e escolas de idioma.

Em tom de recomendação, o documento também contém orientações às instituições religiosas da cidade para que suspendam ou reduzam o número de participantes em suas celebrações públicas, assim como o tempo de duração. Pede-se, ainda, às lideranças, que procurem evitar o contato de idosos com outros grupos de fiéis em ambientes de aglomeração.