Coronavírus: brasileiros deixam quarentena na Base Aérea de Anápolis

carne_0 (1)
EUA encerram embargo a carne bovina in natura do Brasil
24 de fevereiro de 2020
1561586563536 (1)
Militar detido com cocaína na Espanha é condenado a 6 anos de prisão
24 de fevereiro de 2020

Coronavírus: brasileiros deixam quarentena na Base Aérea de Anápolis

base (1)

O grupo de 58 repatriados da China que estava em quarentena na Base Aérea de Anápolis foi liberado ontem (23/2), quatro dias antes do previsto.

Antes de embarcar em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), em Anápolis, para as suas cidades, os repatriados participaram de café da manhã de despedida e de uma cerimônia, com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo; do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; e do prefeito de Anápolis, Roberto Naves.

Grupo em quarentena em Anápolis e  liberado
O grupo de repatriados da China que está em quarentena na Base Aérea de Anápolis foram liberados na manhã de domingo – Marcello Casal JrAgência Brasil

Em fala a integrantes da operação de resgate dos brasileiros, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse que o sentimento era de “orgulho, de missão cumprida”, ao concluir a Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. Azevedo agradeceu a todos que participaram do acolhimento ao grupo de repatriados.

A liberação foi feita após a confirmação de que os repatriados não estão infectados pelo novo coronavírus. Na última sexta-feira (21), foi feita a terceira e última coleta de material no Brasil para exame específico para o novo coronavírus e, a análise do Laboratório Central do Estado de Goiás mostrou resultados negativos.

Cada repatriado recebeu declaração do Ministério da Saúde informando o estado de saúde livre da doença pelo novo coronavírus (Covid-19).

Grupo em quarentena em Anápolis e  liberado
O grupo de repatriados da China que está em quarentena na Base Aérea de Anápolis são liberados na manhã desse Domingo – Marcello Casal JrAgência Brasil

Segundo Ministério da Defesa, o grupo será apoiado por aeronaves da FAB, “em aproveitamento de voos de transporte logístico de material e de militares”. Os destinos são os seguintes:

Distrito Federal – 20 passageiros, sendo 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e 9 repatriados;

São Paulo – 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;

Rio de Janeiro – 11 militares;

Paraná – 5 repatriados;

Santa Catarina – 4 repatriados;

Minas Gerais – 3 repatriados;

Pará – 1 repatriada;

Dois repatriados, transportados para Brasília, seguirão em voos comerciais para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte. Um repatriado permanecerá em Anápolis (GO).

Operação Regresso

No dia 5 de fevereiro, duas aeronaves da Força Aérea Brasileira partiram para Wuhan, epicentro da doença que já matou mais de 2.300 pessoas na China. Entre brasileiros e familiares de outras nacionalidades, 34 chegaram ao Brasil no dia 9 de fevereiro. Além dos repatriados, 24 profissionais que fizeram parte do resgate também estavam cumprindo a quarentena inicialmente prevista para durar 18 dias.

O procedimento é um protocolo internacional para evitar a disseminação da doença no Brasil. Até o momento, não há registro de casos da doença no país.

Agência Brasil