As Academias da Saúde de Timóteo são espaços físicos dotados de equipamentos de ginástica e salas de vivência e acolhimento para o desenvolvimento de projetos e ações que promovem a saúde.
De acordo com a professora Fabiana Kelly, que ministra aulas na Academia de Saúde instalada no Centro de Especialidades do Timotinho, os alunos são participativos, o projeto cresce a cada dia. “Estamos com uma média 109 alunos apenas neste núcleo. O foco do nosso projeto não é perder peso e sim ter mais qualidade de vida”, explica a professora de Educação Física. Fabiana contou que, por iniciativa dos próprios alunos, resolveram fazer uniforme para se organizarem melhor.
A aluna Emar disse que está se sentindo muito bem. “Isso aqui faz muito bem pra saúde, deixa a gente leve, mais feliz. Nos faz melhores. Participar das atividades só traz benefício pra população”, contou Emar.
Mariluce é profissional autônoma e participa das aulas. “Só tenho a agradecer porque a minha saúde tem melhorado bastante. Desde que eu comecei aqui pude diminuir a medicação para pressão arterial, fazendo dois dias de caminhada. Temos até o acompanhamento de uma nutricionista que atende toda a turma”, falou a aluna.
“Aqui somos tratados com carinho. A gente parece que está no céu. A profissional corrige nossos movimentos. Seria bom que todos os bairros tivessem uma Academia da Saúde. Nós somos vaidosos e queremos continuar monitorados nas atividades em favor de uma saúde adequada à nossa faixa de idade”, pontua frisou Milton Nunes
O projeto Academia da Saúde é totalmente gratuito e prevê aulas monitoradas por profissional de Educação Física que incluem atividades físicas, recreativas e educativas de forma orientada. O município conta com quatro polos, localizados nos bairros Santa Cecília, Ana Rita, Cachoeira do Vale e Timotinho e dois anexos, sendo um no bairro Macuco que funciona no Centro de Formação de Atleta e Cidadão, e o outro na Unidade de Saúde do bairro Primavera, todos monitorados por profissionais de Educação Física.