Atendimentos de menor complexidade predominam nos primeiros dias de funcionamento da UPA de Timóteo

Apoio Cenibra
CENIBRA apoia municípios atingidos pelas chuvas
30 de janeiro de 2020
Unimed doação
Unimed Vale do Aço inicia campanha de arrecadação para afetados pelas chuvas
30 de janeiro de 2020

Atendimentos de menor complexidade predominam nos primeiros dias de funcionamento da UPA de Timóteo

É importante ter clareza sobre as diferenças de atendimento na UPA e nas Unidades Básicas de Saúde

É importante ter clareza sobre as diferenças de atendimento na UPA e nas Unidades Básicas de Saúde

Após o início do funcionamento da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, em Timóteo, na segunda-feira (27), os primeiros números de assistência foram divulgados pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela gestão da unidade.

A quantidade de triagens realizadas, seguindo Protocolo de Manchester, que é processo de classificação de pacientes por cores é o seguinte: Amarelo (urgência): 57; Azul (quadro crônico sem sofrimento agudo): 4; Branco (sem classificação de risco): 8; Laranja (muito urgente), 18; Verde (sem risco de morte imediato): 190. No total foram realizadas 277 triagens nos dois primeiros dias de funcionamento da UPA de Timóteo

A instituição aproveitou para reforçar a necessidade de os moradores terem clareza sobre quais atendimentos são feitos na UPA para não sobrecarregá-la e inviabilizar o auxílio de urgência e emergência a quem realmente precisa. Os atendimentos médicos feitos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e pela UPA são diferentes.

Os problemas de saúde mais comuns, o dia-a-dia da saúde e os exames de rotina devem ser feitos nas UBS, ou seja, nas unidades da Estratégia Saúde da Família do bairro ou distrito em que o usuário mora.

Já para os casos de agravo com urgências, como acidentes, fraturas, infartos, AVCs, o paciente deve ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Geraldo dos Reis Ribeiro, que funciona na avenida Monsenhor Rafael, 990, bairro Primavera.

A UPA 24h é a unidade fixa de urgência e emergência. Funciona com 11 leitos de internação, 3 leitos de urgência, além de clínica médica e pediátrica 24 horas por dia.

Trata-se de um serviço da alta-complexidade. No Pronto Atendimento o paciente com caso grave é estabilizado, pois não é uma unidade de internação. Esse período de estabilização é de no máximo 24 horas. Em caso de internação, após esse período, o paciente é encaminhado para um hospital.

 

João Otávio

Com a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro em funcionamento, o Centro de Saúde João Otávio (CSJO) passou a atender no horário de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, somente para as demandas encaminhadas pelas unidades básicas de saúde que incluem pequenas cirurgias, ultrassonografia e laboratório de análises clínicas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *