Após o início do funcionamento da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, em Timóteo, na segunda-feira (27), os primeiros números de assistência foram divulgados pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela gestão da unidade.
A quantidade de triagens realizadas, seguindo Protocolo de Manchester, que é processo de classificação de pacientes por cores é o seguinte: Amarelo (urgência): 57; Azul (quadro crônico sem sofrimento agudo): 4; Branco (sem classificação de risco): 8; Laranja (muito urgente), 18; Verde (sem risco de morte imediato): 190. No total foram realizadas 277 triagens nos dois primeiros dias de funcionamento da UPA de Timóteo
A instituição aproveitou para reforçar a necessidade de os moradores terem clareza sobre quais atendimentos são feitos na UPA para não sobrecarregá-la e inviabilizar o auxílio de urgência e emergência a quem realmente precisa. Os atendimentos médicos feitos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e pela UPA são diferentes.
Os problemas de saúde mais comuns, o dia-a-dia da saúde e os exames de rotina devem ser feitos nas UBS, ou seja, nas unidades da Estratégia Saúde da Família do bairro ou distrito em que o usuário mora.
Já para os casos de agravo com urgências, como acidentes, fraturas, infartos, AVCs, o paciente deve ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Geraldo dos Reis Ribeiro, que funciona na avenida Monsenhor Rafael, 990, bairro Primavera.
A UPA 24h é a unidade fixa de urgência e emergência. Funciona com 11 leitos de internação, 3 leitos de urgência, além de clínica médica e pediátrica 24 horas por dia.
Trata-se de um serviço da alta-complexidade. No Pronto Atendimento o paciente com caso grave é estabilizado, pois não é uma unidade de internação. Esse período de estabilização é de no máximo 24 horas. Em caso de internação, após esse período, o paciente é encaminhado para um hospital.
João Otávio
Com a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro em funcionamento, o Centro de Saúde João Otávio (CSJO) passou a atender no horário de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, somente para as demandas encaminhadas pelas unidades básicas de saúde que incluem pequenas cirurgias, ultrassonografia e laboratório de análises clínicas.