Conselheiros Tutelares são empossados em Timóteo

poupanca (1)
Migração da poupança para outros investimentos exige cuidado
13 de janeiro de 2020
155503202001145e1e0077332ec (2)
Aniversário de Fabriciano terá programação cultural e entrega de obras
15 de janeiro de 2020

Conselheiros Tutelares são empossados em Timóteo

Cerimônia contou com presença de autoridades, amigos e familiares dos conselheiros eleitos

Cerimônia contou com presença de autoridades, amigos e familiares dos conselheiros eleitos

Os Conselheiros Tutelares de Timóteo tomaram posse em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira (10/01) no auditório “José Paulo Viana (Beijo)”, no Paço Municipal da Prefeitura.

O prefeito Douglas Willkys, que presidiu a mesa de honra do evento, lembrou que os conselheiros tutelares têm a difícil missão de transformar em ação o que já é garantido por Lei. “Por obrigação e respeito à vida de crianças e adolescentes e com o espírito que deve permear a coisa pública para trabalhar em conjunto, reafirmo a nossa parceria nesta luta”, declarou Willkys.

A presidente do Conselho Tutelar, Fernanda de Oliveira Garcia, agradeceu os votos da população e convocou cada cidadão a ser proativo na causa em defesa de crianças e adolescentes. “Queremos receber denúncias de pessoas que presenciam crianças em situação de risco. A responsabilidade é do Conselho Tutelar, da Polícia Militar, do Conselho da Criança e do Adolescente e de todos nós como cidadãos”, frisou.

Na data de 10 de janeiro ocorreu a posse dos conselheiros tutelares eleitos em todo o território nacional, conforme esclareceu a secretária de Assistência Social, Rosanna Borges Moura. O Conselho Tutelar é um órgão autônomo e trabalha próximo à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e às políticas para crianças e adolescentes no município. A secretária agradeceu a todos os conselheiros que exerceram seu trabalho com dedicação e compromisso nos últimos 4 anos.

O evento contou com a participação do assessor técnico de políticas públicas da Associação Beneficente Ágape (ABA), Roberto Hudson Lino, que fez uma preleção e ressaltou a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Em 2020 o ECA comemora 30 anos de existência, tratando da proteção integral, o dever da família, da sociedade, reconhecendo a criança e o adolescente como sujeitos de direito. Não existe direito que não tenha o limite do seu dever”, pontuou. Udson chamou a atenção para a necessidade de avanço do Poder Judiciário e do Ministério Público para dar mais celeridade aos processos envolvendo crianças e adolescentes.

Titulares e suplentes

Os treze Conselheiros Tutelares foram eleitos no dia 6 de outubro de 2019, sendo cinco titulares: Késsia Ruvênia Tavares de Almeida Narciso, Maria Aparecida Soares Almeida, Joceane Martinha Gandra Quintão Carvalho, Erma Almeida Costa Ribeiro e Fernanda de Oliveira Garcia. E mais oito suplentes: Bruna Mara Neiva Rodrigues, Rodolfo Santos Batista, Rita Inácia Arruda Pereira, Suelem Soaresde Jesus, Michele Almeida Silva, Graziele de Souza Silva, Leila Cristina Borba Roldão Lima e Weberth Aparecido Silva Souza.