Jaguaraçu comemora aniversario e avanços, mas preocupado com PEC do governo federal

Isaddora Cristini buscou inspiração na natureza e no ser humana para elaborar o desenho
Aluna do MAMP vence concurso de logomarca do PIEA em Timóteo
12 de dezembro de 2019
99c149a2-629a-41d9-a6d0-9a5066f41f3d (1)
Lideranças do Vale do Aço se reúnem com Sergio Moro para cobrar instalação de Delegacia de Polícia Federal no Vale do Aço
13 de dezembro de 2019

Jaguaraçu comemora aniversario e avanços, mas preocupado com PEC do governo federal

Jaguaraçu é conhecida por ser uma cidade tranquila e com qualidade de vida

Jaguaraçu é conhecida por ser uma cidade tranquila e com qualidade de vida

Jaguaraçu completa 66 anos de emancipação política. Conhecido pelo clima de montanha, turismo rural, a cavalgada, encontro de bandas, festas religiosas e hospitalidade de sua população, os munícipes tem motivos para comemorar, mas vivem também um momento de apreensão em função da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Pacto Federativo enviada pelo governo federal ao congresso, que pretende extinguir 1.253 municípios, e Juagaraçu está inserido nesse contexto.

 

História

A área onde está situado o atual município de Jaguaraçu teve como primeiro proprietário Lizardo José da Fonseca Lana, que doou parte de suas terras à Igreja Católica em nome de São José, em honra à cura de seu filho Teófilo Marques. O lugar, na margem direita do ribeirão da Onça Grande, começou a ser povoado por escravos que foram libertados após a aprovação da Lei Áurea. Depois Lizardo José cedeu outra parte de sua propriedade. Dado o desenvolvimento do povoado, pela lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, foi criado o distrito com denominação de Jaguarassu, desmembrando-se do distrito de Marliéria, e subordinado a São Domingos do Prata. A emancipação é decretada em 12 de dezembro de 1953, que também alterou a grafia para Jaguaraçu.

O município compreende quase 8.000 ha de reserva da biosfera da Mata Atlântica de Minas Gerais, com 50 nascentes e 10 cachoeiras, entre elas as cachoeiras da Jacuba. A APA Jaguaraçu apresenta uma grande diversidade de fauna e flora.

 

Avanços

O prefeito de Jaguaraçu José Junio Andrade de Lima (PR) destaca avanços em 2019. Na saúde aumentaram as especialidades médicas, a variedade de medicamentos na farmácia e ampliação na realização de exames e consultas especializadas realizados fora do município, com convênios com os hospitais Vital Brasil e Márcio Cunha, além da aquisição de novos veículos para melhor atender os usuários.

Na Educação reformou a Escola Municipal Coronel Felício Miranda na Sede e na Lagoa do Pau com recursos próprios. E para preservar a cultura e incentivar a arte, foi implantado o projeto ‘’Fanfarra’’ com aulas de percussão para as crianças do ensino infantil e fundamental.

O prefeito Junio destacou ainda as constantes manutenções das estradas; reforma de casas populares de famílias de baixa renda; reforma da ponte localizada na Rua Governador Valadares; construção de praça e calçamento de rua no bairro Alberto Scharlé; reforma do alambrado do Estádio do Quilombo e reforma da quadra poliesportiva da Lavrinha.

No esporte, lazer e assistência social aconteceram oficinas de convivência e fortalecimento de vínculos voltados comunidade, aulas de Zumba na Lavrinha e entrega de cestas básicas a famílias de maior vulnerabilidade social arrecadadas na XXXVIII Cavalgada.

O prefeito Junio chama população para manifestar o amor pela cidade nas redes sociais contra a PEC da extinção

O prefeito Junio chama população para manifestar o amor pela cidade nas redes sociais contra a PEC da extinção

 

Pec de extinção

O governo federal enviou uma PEC para incorporar municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total do município. O prefeito Junio vê com muita preocupação esse proposta: “Essa PEC de extinção dos municípios significa um retrocesso na história do país, uma vez que eles tem avançado muito desde a sua emancipação.  Jaguaraçu está completando 66 anos de história de um povo acostumado em ter um atendimento de qualidade em todas as áreas, com uma proximidade muito grande com as administração municipal. Jamais podemos aceitar que acabem com isso. Um município muito bem estruturado com água tratada pelo próprio município, com estação de tratamento de água, usina de triagem e reciclagem de resíduos sólidos, onde a prefeitura é a maior geradora de emprego e renda. Se o objetivo é cortar gastos então que comece pelo Governo Federal e Estadual, e não penalize os pequenos, ‘a escada se lava é de cima para baixo’.

O prefeito ainda complementou: “Não é somente os pequenos que tem uma arrecadação própria menor do que 10%, uma grande quantidade de municípios com mais de 5.000 habitantes, e até mesmo algumas capitais não conseguem arrecadação própria de 10%. Se isso vier a acontecer iremos ficar esquecidos, viraremos em cidade fantasma, pois os municípios maiores já possuem uma demanda enorme com muitos problemas, sendo incapazes de oferecer a assistência que nosso povo está acostumado a ter aqui”, destacou o prefeito que ainda fez um apelo: “Convido a toda população de Jaguaraçu e demais cidades afetadas com esse projeto a postarem em suas redes sociais: ‘’ME ORGULHO DE SER JAGUARAÇUENSE E QUERO CONTINUAR SENDO CIDADÃO DE JAGUARAÇU’’.

Junio procura meios para atrair empresas para cidade. “Precisamos criar atrativos e buscarmos parcerias para atrair empresas para dentro do município, essa seria a melhor opção para não onerar os munícipes e ainda gerar emprego e renda para população”, diz.

 

2020

Para o ano que vem, já há um cronograma de ações como  “ampliar a reforma da Escola Municipal Coronel Felício Miranda – Anexo Lagoa do Pau, reforma da Escola Municipal Joaquim de Araújo Miranda e sua quadra poliesportiva, reforma da Escola Municipal Teófilo Ferreira da Silva. Aquisição de uma van para 15 passageiros para atender as demandas da saúde, o recurso já esta na conta, e ainda aquisição de uma ETA – Estação de Tratamento de Esgoto para o Distrito da Lavrinha, tornando todo o perímetro urbano de nossa cidade com 100% de água tratada, o valor também já está creditado em conta. Iluminação do Estádio do Quilombo, continuidade das reformas de casas populares. E ainda mais investimentos na saúde, educação, esporte e infraestrutura”, enumerou o prefeito Junio.