Programa Pomar Urbano é aprovado pela população de Ipatinga

Evento irá apresentar propostas, a partir dos estudos preliminares acerca do atual estado do equipamento público e indicativos de possíveis intervenções do espaço público
PMT e Unileste realizam simpósio sobre o Forno Hoffman
10 de dezembro de 2019
c42e6427-7a86-4fdd-9e4a-7a1f810b3583 (1)
Secretaria de Saúde de Ipatinga oferta 55 procedimentos de colocação do DIU
10 de dezembro de 2019

Programa Pomar Urbano é aprovado pela população de Ipatinga

orange-tree-1117420_640 (1)

Iniciativa da atual administração, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga, o programa ‘Pomar Urbano’, criado com o objetivo de recuperar áreas degradadas da cidade com o plantio de árvores frutíferas, já se consolida como um sucesso entre a população. O programa já contempla 14 antigos pontos que eram usados indevidamente como depósitos irregulares de lixo e entulho. Já foram plantadas mais de 500 mudas.

Adenor Soares dos Santos, motorista de caminhão, desde que chegou a Ipatinga, há 11 anos, trabalha no mesmo local. Em frente ao seu ponto, na rotatória entre o bairro Veneza e o Centro, ele tem uma visão privilegiada de um dos locais que receberam o projeto.

“Já começou a dar fruta. A prefeitura está de parabéns. Esse canto estava perdido e agora está sendo bem usado. Isso acaba envolvendo todo mundo, moradores e pessoas que trabalham aqui perto, que inclusive ajudam a tomar conta. Às vezes as pessoas passam e ficam olhando, nem acreditam muito em ver frutas nascendo na rua, mas aí eu comento: ‘Essa é a nossa Ipatinga, aqui as coisas são diferentes, sempre saímos na frente’”, orgulha-se.

Morador do bairro Veneza, Gilson Germano chegou a duvidar da viabilidade do projeto. “Quando eu vi esse pessoal da prefeitura plantando limão e laranja aqui, achei que era perda de tempo. Pensei que as mudas iam ser todas roubadas. Algumas até foram mesmo. Só que o pessoal insistiu, plantaram novamente e agora já se tornaram árvores. Parabéns à prefeitura, que insistiu e agora o projeto está uma maravilha. Agora os moradores ficam em cima, não deixam ninguém mexer, a não ser para tomar conta”, comentou.

Para a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Núbia Fernandes, o projeto mostra a capacidade do município em desenvolver ações em benefício do meio ambiente.

“São áreas públicas e estavam completamente degradadas. Nós plantamos várias espécies como limão, laranja, manga, acerola, entre outras que além de recuperar o espaço verde ainda geram alimento para a população. Ipatinga é uma cidade de clima quente e essas ações são importantes para amenizar essa condição, além de ser um investimento para o futuro da nossa cidade”, conclui.