Ipatinga encaminha pacientes para realização de litotripsia extracorpórea

Parlamentares também aprovaram proposta que regulamenta o Revalida
Câmara aprova MP que cria o programa Médicos pelo Brasil
27 de novembro de 2019
O evento é uma grande confraternização onde   os alunos apresentam os conhecimentos adquiridos nos cursos para seus familiares e comunidade - Foto Arquivo
Fundação Emalto realiza 15ª Mostra Artística
28 de novembro de 2019

Ipatinga encaminha pacientes para realização de litotripsia extracorpórea

Pacientes aguardam há mais de dois anos na fila de espera para solução de problemas de pedra nos rins, cálculos renais e urinários

Pacientes aguardam há mais de dois anos na fila de espera para solução de problemas de pedra nos rins, cálculos renais e urinários

O município de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, já está autorizado a encaminhar pacientes para realização da litotripsia extracorpórea – procedimento que visa à redução ou trituração dos cálculos renais por ondas de choque. A técnica é a mais utilizada por urologistas brasileiros para o tratamento de quadros de litíase (pedra nos rins, cálculos renais e urinários), sendo então um socorro providencial para solucionar o drama vivido por dezenas de pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde.

O encaminhamento foi possível após a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais aprovar o remanejamento de recursos locais para Caratinga, município que possui o prestador de serviço habilitado para realização do procedimento de litotripsia extracorpórea. Com isso, 30 pacientes que aguardam há mais de dois anos na fila de espera estão sendo direcionados para a cidade vizinha para passarem pelo procedimento. Por ano, a Secretaria de Saúde de Ipatinga pretende encaminhar pelo menos 60 pacientes para este tipo de procedimento.

“Os pacientes são encaminhados de acordo com a fila de espera do Serviço de Autorização Médica (SAM), e os primeiros procedimentos já começam a ser realizados a partir do próximo mês”, explica o diretor de Regulação, Rui Pereira.

 

Outras

Os encaminhamentos demonstram o empenho do governo para reduzir a fila de espera de pacientes que aguardam cirurgias eletivas na cidade. Recentemente, a Administração de Ipatinga selou parceria com o município de Coronel Fabriciano que irá permitir, a partir de dezembro, o remanejamento de recursos para realização de cerca de 40 cirurgias eletivas mensalmente, no Hospital José Maria de Morais (antigo São Camilo), em benefício de ipatinguenses.

Esta é uma das alternativas que o governo municipal tem encontrado para driblar as dificuldades de atendimento a demandas na área da saúde, tendo em vista a retenção ilegal de recursos devidos ao município por parte do governo do Estado e que há meses sacrifica os cofres da cidade. Somente na área da saúde, essas retenções já ultrapassam os R$ 80 milhões.

Ainda neste mês o município anunciou ter encaminhado para o Hospital Márcio Cunha (HMC) 267 pacientes para a realização de cirurgias eletivas nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Ginecologia.