Parque Ipanema reune mais de 900 atletas em corrida alusiva à não violência contra a mulher

“O Poder das Conexões e do Empreendedorismo”  ministrado por Simone Salgado e Rick Chester
Simone Salgado e Rick Chesther apresentam o evento “O Poder das Conexões e do Empreendedorismo” em Coronel Fabriciano
22 de novembro de 2019
As empresas do Grupo Aperam, que atuam no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Aço são reconhecidas como um das Melhores Empresas Para Trabalhar - Foto: Elvira Nascimento
Aperam BioEnergia e Aperam South America entre as melhores empresas para trabalhar no país
25 de novembro de 2019

Parque Ipanema reune mais de 900 atletas em corrida alusiva à não violência contra a mulher

{45D67AC5-BCA2-18CB-5E3C-CDD0BDEE48EC} (2)

Mais de 900 corredores aderiram nesse domingo (24), no Parque Ipanema, à causa da 1ª Corrida Movimente-se Ipatinga – “Por um Mundo sem Violência contra a Mulher”. Em sua maioria vestindo camisas com a tonalidade laranja – cor alusiva à campanha de conscientização –, os participantes deram um colorido especial ao principal cartão postal do município e também não decepcionaram no preparo físico, completando com alegria o percurso de 3,5 km.

A prova foi viabilizada numa parceria público-privada e envolveram-se na organização as secretarias de Assistência Social; Cultura, Esporte e Lazer; Serviços Urbanos e Meio Ambiente, e de Segurança Pública e Convivência Cidadã.

O objetivo principal da corrida era alertar a sociedade, num evento público, sobre os ultrajantes episódios de violência contra a mulher. Em função dessa realidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 25 de novembro como o “Dia do Laço Laranja”. É quando se conclama o mundo inteiro a refletir e lutar contra a violência que atinge milhares de mulheres em todo o planeta.

A empresária Bruna Caroline, de 28 anos, disse por que encampou a bandeira de defesa das vítimas: “É necessário levar a mensagem para a população de que a mulher pode ser o que ela quiser ser. Que independente do que somos e fazemos, merecemos o respeito de todos. Gostei demais da corrida, como de todo o evento, de forma geral”, comentou.

 

corrida da mulher

A empresária Bruna Caroline, de 28 anos gostou do tema da corrida e do evento

 

Estatísticas

As estatísticas são preocupantes quando o assunto é violência contra a mulher. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apurou que 472 mulheres morrem a cada mês no Brasil, 15 a cada dia e uma a cada uma hora e meia, como resultado de agressões.

A pesquisa destacou também que as maiores taxas de feminicídios (morte de mulheres em razão do gênero) está concentrada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

 

corrida da mulher

A data de 25 de novembro ficou mundialmente conhecido como o “Dia do Laço Laranja”, em prol da não não violência contra a mulher

A secretária-Adjunta de Assistência Social, Cláudia Castro, informou que a corrida superou todas as expectativas. “Contamos com mais 30 parceiros abraçando a causa. Queríamos passar uma mensagem para a sociedade e estamos muito felizes porque todos aceitaram nosso convite. Acredito que, assim, alcançamos nossos objetivos. Foi um dia lindo onde todos estavam empenhados em lutar a favor desta causa”, celebrou.

Conforme a Prefeitura, a programação da luta contra a não violência da mulher ainda continua.  Na próxima quinta-feira (28), de 8h ao meio-dia, será realizado no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) o II Seminário do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. As inscrições são limitadas.