Em prevenção contra chuvas, PMI desobstrui rede pluvial no Iguaçu

office-620817_1920 (1)
Contabilidade aplicada ao setor público é tema de seminário em Fabriciano
12 de novembro de 2019
Minas atraiu mais uma fábrica da Laticínios Porto Alegre, recém-inaugurada no município de Antônio Carlos
Governo de Minas atrai R$ 24,2 bilhões de investimentos em dez meses de gestão
12 de novembro de 2019

Em prevenção contra chuvas, PMI desobstrui rede pluvial no Iguaçu

{EA4426BD-A1CE-58CE-C4AD-53B886BDABDC} (1)

A Prefeitura de Ipatinga realizou nesta terça-feira (12/11) mais um trabalho emergencial de manutenção em redes subterrâneas de escoamento de águas, desta vez acompanhado de medidas paralelas de controle de tráfego, tendo em vista se tratar de uma região de alto fluxo de veículos. Foi feita a limpeza e desobstrução de bocas de lobo na avenida Brasil, no bairro Iguaçu, entre as ruas Jaspe e Quartzo, o que gerou a interdição temporária do trecho para movimentação de veículos automotores pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). Agentes de trânsito deram suporte no local.

De acordo com a Secretaria de Obras, a rede pluvial apresentou um preocupante entupimento, originário de restos de material de construção lançados de forma irregular na via pública. Enxurradas carrearam o entulho para bocas de lobo, provocando a obstrução do canal, com riscos de agravamento da situação devido à proximidade das chuvas.

 

Ação em toda a cidade

O trabalho preventivo tem sido realizado pelo governo municipal em toda a cidade. Apenas no período de janeiro a setembro de 2019 foram feitas mais de 2.300 limpezas de bocas de lobo. E uma impressionante quantidade de objetos, das mais diversas naturezas, foi retirada das redes pluviais. Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a previsão é limpar 3 mil pontos de captação de água pluvial até o fim do ano.

 

boca de lobo

Alerta

Durante o trabalho preventivo foi retirado um grande volume de lixo – garrafas pet, sacolas plásticas e vários outros materiais – nas bocas de lobo.  Sendo assim, a Administração municipal conta com a colaboração da população para que evite deixar detritos, especialmente sacolas com lixo, próximo aos bueiros.

Outra orientação é para que os restos de materiais de construção não sejam depositados nas calçadas ou fora das caçambas. Essas ações evitam que entulhos terminem dentro dos bueiros e bocas de lobo, ocasionando o entupimento dos equipamentos e trazendo transtornos futuros para a população nos dias chuvosos.

Semanalmente, a prefeitura realiza pelo menos uma intervenção como a executada na avenida Brasil, no bairro Iguaçu. Além do entupimento causado pelo lixo e entulho, um problema recorrente, outro fator que pode colaborar para a obstrução do canal é o desgaste das manilhas com a ação do tempo. Em alguns casos, elas quebram e resultam também no abatimento da via.