Técnicas de avicultura: produtores da zona rural recebem orientações

A rotatória tem como objetivo eliminar problemas no trânsito na região, já que a movimentada confluência de vias há anos experimenta muitos acidentes, engarrafamentos e lentidão
Rotatória do bairro Bethânia é entregue à população
7 de novembro de 2019
DISCUTIDO há tempos, o Sistema de Licenciamento Sanitário Simplificado foi colocado em prática como projeto-piloto em apenas duas cidades no Estado: Contagem, na Região Metropolitana de BH, e Ipatinga, no Vale do Aço, trabalham experimentalmente com o procedimento desde abril deste ano
Ipatinga adota sistema simplificado e agiliza expedição de alvarás sanitários
7 de novembro de 2019

Técnicas de avicultura: produtores da zona rural recebem orientações

{EDC740BA-C14C-3CD8-2DEA-05E54D5ED1CB} (1)

O curso Avicultura Básica, que integra o Programa “Acreditar Rural” ofertado pela Prefeitura de Ipatinga por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), foi concluído nesta quinta-feira (7), na Fazenda José Luiz, na comunidade do Ipaneminha.

O programa “Acreditar Rural” foi criado neste ano como ação propulsora para a consolidação de empreendimentos rurais. Foi concebido um conjunto de produtos e serviços dirigido ao empreendedor rural, com cursos, treinamentos e palestras. O objetivo é proporcionar maior desenvolvimento à economia rural.

A formação profissional rural, explica a Semdetur, “passa pelo processo educativo, não formal, participativo e sistematizado, que possibilita ao cidadão a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação no campo”.

O curso Avicultura Básica foi oferecido graças a uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Por meio dele, o produtor e/ou trabalhador rural tem acesso a técnicas adequadas para criação de galinhas caipiras, maximizando resultados na produção de ovos e carne.

Conforme a Semdetur, “a realização deste curso se deve à importância do ofício da criação de galinhas, que além de se constituir em fonte de alimento com alta qualidade proteica, também gera um produto de fácil comercialização, devido à grande procura pelos apreciadores dessa ave em qualquer época do ano. Esse fato influencia positivamente na manutenção alimentar e geração de emprego e renda”.

 

Temática

Os temas abordados foram os aspectos da higiene pessoal, ambiente e equipamentos; explanação sobre a educação ambiental, do histórico e importância da exploração avícola; tipos de criação – raças; noções sobre sistema de produção; instalações e equipamentos; manejo na criação; vacinação e vermifugação. A carga horária foi de 24 horas.

Desenvolvimento Econômico

Novidades

Dona de uma criação de cerca de 200 galinhas, Márcia Cristina de Jesus considera que foi muito proveitoso participar do curso, onde aprendeu coisas que jamais passaram pela sua cabeça.

“Dentre várias orientações, a que mais me impressionou é a forma correta de montar o poleiro, evitando que as galinhas fiquem estressadas. O poleiro não pode ser montado em forma de escada, como é mais usual, e sim no mesmo nível”, conta a produtora.