Aperam South America celebra 75 anos de pioneirismo e incentivo contínuo ao desenvolvimento das regiões onde atua

gasto bh
Minas comemora título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Unesco
31 de outubro de 2019
cancer sus (1)
Sancionada lei que fixa prazo de 30 dias para diagnóstico de câncer
31 de outubro de 2019

Aperam South America celebra 75 anos de pioneirismo e incentivo contínuo ao desenvolvimento das regiões onde atua

BAÚ DO TEMPO, 75 ANOS APERAM - ELVIRA N (94) (3)

Chegar aos 75 anos é um marco que poucas empresas atingem. Para a Aperam South America, que nasceu Acesita, em 1944, escrever sua longeva história com relevância, é uma missão. A trajetória da companhia se confunde com a transformação econômica e social de Minas Gerais, um desenvolvimento mútuo e de conquistas para a indústria do aço e para a sociedade. Ao longo desse caminho repleto de desafios, a empresa se consolidou e continua promovendo avanços em seus processos, para o meio ambiente e para as comunidades.

Um dos maiores players globais em aços inoxidáveis, a empresa, que tem sede em Timóteo, no Vale do Aço, com capacidade de produção de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Para isso, emprega 2300 pessoas, a maioria delas em Timóteo, além de escritório em Belo Horizonte e em São Paulo.

Geradora de emprego e renda para o município e cidades vizinhas, a Aperam, por meio de um programa de gestão sólido e estruturado também atrai para a região uma mão de obra especializada em áreas como siderurgia, engenharia, administração e capacita centenas de profissionais todos os anos, tornando a cidade uma referência para o setor.

aperam 75 anos

Não é a toa que a empresa possui centenas de empregados com muitos anos de carreira dentro da companhia. Pessoas que iniciaram sua vida profissional na empresa e que galgaram todos os degraus até chegarem a postos de destaque. Um bom exemplo disso é o presidente da empresa Frederico Ayres Lima, que iniciou sua carreira na Aperam como trainee e incentiva a valorização e a capacitação dos empregados, por entender que este é um ativo extremamente importante para a companhia.

“Os empregados têm sido a força motriz que nos impulsionam para as mudanças que nos tornam melhores ao longo do tempo, alcançando posição de destaque no mercado com aços especiais feitos a partir de processos industriais eficientes, inovadores e sustentáveis”.

Aço Verde Aperam colocou Timóteo na vanguarda mundial

Única no mundo a produzir aço utilizando energia 100% limpa e sustentável, a  Aperam South America levou o nome de Timóteo para o mundo, uma vez que a tecnologia de conversão do alto-forno foi desenvolvida pela equipe da Aperam na cidade. O modelo, é exemplo e inspiração para siderúrgicas do mundo todo.

Foi a partir desta inovação que a Empresa criou o Aço Verde Aperam, também único no mundo, cujo processo de produção deixa de emitir 700 toneladas de CO2 por ano no meio ambiente.

Baú do tempo vai marcar o aniversário da empresa

Para marcar os 75 anos da Empresa, um Baú de aço inoxidável, foi produzido pelo Instituto do Inox, especialmente para a celebração da empresa com seus empregados.

Em evento realizado nesta terça, dia 29 de outubro, no jardim da Fundação Aperam Acesita, os empregados foram convidados a colocar no baú (uma espécie de cápsula do tempo) informações e objetos que contarão a história da empresa em 2019 para as gerações futuras, que poderão abrir o compartimento no dia 31/10/2044, quando a empresa completará 100 anos.

“A Aperam foi construída por empregados comprometidos com a construção de um futuro para as novas gerações, atentos às necessidades presentes e futuras do mercado, engajados com as melhores práticas de gestão, de produção e com respeito ao meio ambiente. É o que queremos transmitir às pessoas que estarão na empresa daqui a 25 anos”, esclarece o presidente da companhia.

No baú foram guardados os seguintes itens:

  • Foto da atual diretoria
  • Jornais
  • Músicas mais tocadas em 2019
  • Liga Aperam Especial 75 anos
  • Relatório Sustentabilidade de 2018
  • Foto vencedora do concurso de fotos “onde a inovação ganha vida’
  • Foto dos jubilandos que completaram 10, 20 e 30 anos de Empresa em 2019
  • Mensagens dos empregados colocadas nas urnas respondendo às perguntas: 1) O que você gostaria de encontrar na empresa quando ela completar 100 anos? 2) Que mensagem você deixaria para seus colegas daqui a 25 anos? 3) Como você acha que estará a Aperam no futuro?
  • Calça e camisa de uniforme
  • Relatório com todos os empregados ativos

Linha do Tempo | Aperam South America

  • 31/10/1944: fundação da Companhia Aços Especiais Itabira (Acesita), atual Aperam
  • 1945: escolha do local da planta industrial – território do então distrito de Timóteo, pertencente a Antônio Dias
  • Década de 1940: construção de diversos conjuntos residenciais destinados aos empregados que mais tarde deram origem a bairros como Quitandinha (o mais antigo), Bromélias, Funcionários, Vila dos Técnicos e Olaria
  • 1951: entra em operação a Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho
  • 1964: Timóteo se emancipa de Coronel Fabriciano e a empresa transfere sua sede para Belo Horizonte.
  • 1969: transferência da responsabilidade dos bens prestados à população à prefeitura de Timóteo
  • 1970: criação da Acesita Energética (mais tarde, Aperam Bioenergia)
  • 1992: assinada a privatização da empresa; modernização da planta industrial e a expansão da produção.
  • 1999: entra em operação a UHE Guilman Amorim que passa a fornecer energia elétrica também às usinas da ArcelorMittal Aços Longos (em João Monlevade e Samarco Mineração (em Mariana).
  • 2007: a empresa é adquirida pelo grupo ArcelorMittal, tendo seu nome modificado para ArcelorMittal Timóteo
  • 2011: a companhia passa a fazer parte do grupo Aperam e adota o nome Aperam South America
  • 2012 a 2019: investimentos em inovação, processos e pessoas elevam a Aperam South America ao pioneirismo do setor.