Chegar aos 75 anos é um marco que poucas empresas atingem. Para a Aperam South America, que nasceu Acesita, em 1944, escrever sua longeva história com relevância, é uma missão. A trajetória da companhia se confunde com a transformação econômica e social de Minas Gerais, um desenvolvimento mútuo e de conquistas para a indústria do aço e para a sociedade. Ao longo desse caminho repleto de desafios, a empresa se consolidou e continua promovendo avanços em seus processos, para o meio ambiente e para as comunidades.
Um dos maiores players globais em aços inoxidáveis, a empresa, que tem sede em Timóteo, no Vale do Aço, com capacidade de produção de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Para isso, emprega 2300 pessoas, a maioria delas em Timóteo, além de escritório em Belo Horizonte e em São Paulo.
Geradora de emprego e renda para o município e cidades vizinhas, a Aperam, por meio de um programa de gestão sólido e estruturado também atrai para a região uma mão de obra especializada em áreas como siderurgia, engenharia, administração e capacita centenas de profissionais todos os anos, tornando a cidade uma referência para o setor.
Não é a toa que a empresa possui centenas de empregados com muitos anos de carreira dentro da companhia. Pessoas que iniciaram sua vida profissional na empresa e que galgaram todos os degraus até chegarem a postos de destaque. Um bom exemplo disso é o presidente da empresa Frederico Ayres Lima, que iniciou sua carreira na Aperam como trainee e incentiva a valorização e a capacitação dos empregados, por entender que este é um ativo extremamente importante para a companhia.
“Os empregados têm sido a força motriz que nos impulsionam para as mudanças que nos tornam melhores ao longo do tempo, alcançando posição de destaque no mercado com aços especiais feitos a partir de processos industriais eficientes, inovadores e sustentáveis”.
Aço Verde Aperam colocou Timóteo na vanguarda mundial
Única no mundo a produzir aço utilizando energia 100% limpa e sustentável, a Aperam South America levou o nome de Timóteo para o mundo, uma vez que a tecnologia de conversão do alto-forno foi desenvolvida pela equipe da Aperam na cidade. O modelo, é exemplo e inspiração para siderúrgicas do mundo todo.
Foi a partir desta inovação que a Empresa criou o Aço Verde Aperam, também único no mundo, cujo processo de produção deixa de emitir 700 toneladas de CO2 por ano no meio ambiente.
Baú do tempo vai marcar o aniversário da empresa
Para marcar os 75 anos da Empresa, um Baú de aço inoxidável, foi produzido pelo Instituto do Inox, especialmente para a celebração da empresa com seus empregados.
Em evento realizado nesta terça, dia 29 de outubro, no jardim da Fundação Aperam Acesita, os empregados foram convidados a colocar no baú (uma espécie de cápsula do tempo) informações e objetos que contarão a história da empresa em 2019 para as gerações futuras, que poderão abrir o compartimento no dia 31/10/2044, quando a empresa completará 100 anos.
“A Aperam foi construída por empregados comprometidos com a construção de um futuro para as novas gerações, atentos às necessidades presentes e futuras do mercado, engajados com as melhores práticas de gestão, de produção e com respeito ao meio ambiente. É o que queremos transmitir às pessoas que estarão na empresa daqui a 25 anos”, esclarece o presidente da companhia.
No baú foram guardados os seguintes itens:
Linha do Tempo | Aperam South America