Corridas da Olicei e Outubro Rosa movimentam o Parque Ipanema

forum agua
Evento discutirá as realidades do sistema hídrico do Vale do Aço
29 de outubro de 2019
seminario timoteo
Inscrições para Seminário de Educação Inclusiva terminam na quinta
29 de outubro de 2019

Corridas da Olicei e Outubro Rosa movimentam o Parque Ipanema

run ipatinga

Na sequência das comemorações do Dia do Servidor e aniversário da Usiminas, ocorridas no sábado (26), o último domingo (27) também foi bastante movimentado no Parque Ipanema com a 2ª edição da corrida referente ao Outubro Rosa, de prevenção contra o câncer, e as finais esportivas da Olicei – Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga. O evento foi desenvolvido em parceria de três secretarias municipais: de Saúde; Educação, e Cultura, Esporte e Lazer.

A já conhecida prova alusiva ao Outubro Rosa contou com cerca de 250 participantes no percurso de 1,7 km e marcou o encerramento de um mês inteiro de ações de conscientização da população contra o câncer de mama. Foram parceiros na viabilização da corrida a Unimed e Orthopride.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente no mês de outubro foram realizados mais de 2.000 exames, sendo 1.400 mamografias e 1.000 preventivos em mulheres.

A referência técnica em saúde da mulher, Éden Rocha, alertou que o câncer de mama é o segundo mais comum na população feminina e destacou a importância das ações realizadas. “A prova serve para fechar um mês inteiro de conscientização para prevenir a doença. Além da promoção de ações que servem como alerta, a Secretaria de Saúde de Ipatinga promoveu palestras educativas nas UBS’s,  e no mês de outubro aumentamos cinco vezes o número de exames e preventivos, pulando de 400 para mais de 2.000”, salientou.

 

Olicei

Corrida rústica

 

A Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva (Olicei) teve o encerramento de sua parte esportiva com a já tradicional Corrida Rústica. Foram disputados três módulos, com variados percursos (1.000, 2.000 e 3.000m). A Secretaria Municipal de Educação contabilizou a participação de 120 alunos de 13 diferentes escolas estaduais e municipais de Ipatinga.

Entre os educandários premiados, o destaque foi a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, do bairro Ideal, com sete medalhas nas seis categorias disputadas. A educadora física Rosângela Moreira, que atuou no credenciamento dos atletas, destacou a importância do evento para as escolas ipatinguenses. “Desde agosto, a Olicei vem movimentando o calendário das escolas municipais e estaduais. Hoje, encerramos a parte esportiva com a Corrida Rústica em seus diferentes módulos. Mais do que uma competição, é uma forma de proporcionar mais união e interação entre os alunos”, frisou.

 

A parte cultural da Olicei vai até quinta-feira (31/10), com a realização do Festival de Música e Dança.