Fundação Aperam Acesita realiza 184 horas de treinamentos no último trimestre

Dolares-Moeda estrangeira
Gastos de brasileiros no exterior sobem para US$ 1,3 bi
24 de outubro de 2019
psocial
Entenda as principais mudanças com aprovação da reforma da Previdência
24 de outubro de 2019

Fundação Aperam Acesita realiza 184 horas de treinamentos no último trimestre

Os alunos de 9 a 11 anos da Escola Municipal “Ana Moura, receberam o curso Sexualidade e Prevenção.

A parceria da Fundação Aperam Acesita com o Sistema FAEMG/Senar Minas segue gerando bons frutos. Prova disso, são os cursos que aconteceram no último trimestre. Ao todo, 85 pessoas foram capacitadas entre julho e setembro. Produtores rurais, crianças e adolescentes puderam participar de cursos oferecidos na cidade de Timóteo.

Produção Artesanal de Salgados e Doces de Festa, Trabalhador da pecuária (equinos)/Aparação de cascos e ferrageamento, Trabalhador Agrícola na Olericultura (orgânico)/Implantação e tratos culturais, Trabalhador de manutenção de roçadeira e podadora e Sexualidade e Prevenção foram os cursos ofertados.

Os treinamentos foram um conjunto de atividades teórico/prática que possibilitou às pessoas do meio rural, associadas, direta ou indiretamente, aos processos produtivos, a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural.

 Além disso, os treinamentos motivaram o empreendedorismo rural, mostrando soluções para os desafios do homem do campo. Resultado desse empenho foi o aluno Aloísio da Silva que realizou o curso Trabalhador da pecuária (equinos)/Aparação de cascos e ferrageamento. Atuando no meio rural com a alimentação de animais, Aloísio viu no curso a oportunidade de ampliar seu setor de atuação no campo. “O curso me abriu portas. Hoje, além de continuar atuando com a minha profissão, consigo fazer um extra no meu tempo livre ferrando equinos. O mercado está aberto e pedindo cada vez mais novos profissionais, e eu aproveitei a oportunidade para aprender e empreender na área” destaca.

 De acordo com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o objetivo principal é contribuir para a realização pessoal e profissional do trabalhador rural. “Oportunizar cursos gratuitos que irão formar e habilitar profissionais mais capacitados para as exigências atuais do mercado de trabalho, favorecendo-lhe a melhoria da qualidade e a promoção da cidadania, com ganhos econômicos e sociais ”, pontua o presidente.

 

Sexualidade e Prevenção

Os alunos de 9 a 11 anos da Escola Municipal “Ana Moura, receberam o curso Sexualidade e Prevenção, ministrado em 20 horas de aula, que propôs informações sobre o funcionamento dos aparelhos reprodutivos do homem e da mulher, e ainda conversaram sobre as transformações ocorridas nas relações interpessoais com a família, escola e grupos sociais. A vulnerabilidade presente nesta fase da vida e as atitudes preventivas que devem ser tomadas para evitar uma gravidez indesejada e prevenir doenças sexualmente transmissíveis também entraram na pauta.

“Durante o curso, percebemos o crescimento da consciência dos alunos e da responsabilidade em cuidar da saúde do seu próprio corpo. As aulas, de forma muito lúdica, abriram um canal para que essas crianças falassem sobre a sexualidade, principalmente no período da adolescência, considerando os sentimentos, a história de vida, os costumes, as relações afetivas e a cultura que identificam e diferenciam cada um deles”, pontuou a diretora da escola, Maria Helena Teixeira.