Eletrobrás mede eficiência energética de LED na Magalhães Pinto e Geraldo Inácio

quiosques p ipanema
Ipatinga comemora Dia do Servidor e abre quiosques no Parque Ipanema
23 de outubro de 2019
ipa
Prefeitura de Ipatinga aguarda autorização da Câmara para venda de área no Horto
23 de outubro de 2019

Eletrobrás mede eficiência energética de LED na Magalhães Pinto e Geraldo Inácio

DCIM100MEDIADJI_0132.JPG

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Urbana Planejamento e Meio Ambiente, recebe hoje, 22, pela segunda vez, a equipe técnica da Eletrobrás para realizar a medição da eficiência luminária e testar a economicidade das lâmpadas de LED instaladas na Avenida Magalhães Pinto e Geraldo Inácio. A ação faz parte do Programam de Eficiência Energética – Procel Reluz que visa combater o desperdício de energia, com economia de gastos e com maior eficiência na iluminação da cidade.

Na primeira visita, a Eletrobrás verificou e solicitou a troca de algumas luminárias. Agora, a equipe volta à cidade para avaliar se as medições de economia atendem o que foi estabelecido no convênio. As medições acontecerão a partir das 19h na Avenida Magalhães Pinto – cruzamento entre as ruas Icaraí e Cabo Frio – e na Avenida Geraldo Inácio – nos cruzamentos das ruas São José e Ponte Nova e ruas Alfenas e Serro.

“A partir desta visita iniciamos a prestação de contas, ressaltando que todo este processo é acompanhado e validado pela empresa Eletrobrás para que um próximo desembolso seja repassado para ao município”, explica o Gerente de Planejamento Urbano, Fabrício Farias.

 

ILUMINAÇÃO

Mais de 5 mil municípios participaram do chamamento público, e Coronel Fabriciano foi um dos 22 em nível nacional escolhido para receber as novas luminárias de LED. A Lei 13280/2016 possibilita o repasse de recursos para ações de eficiência energética. No município, foram investidos mais de R$ 500 mil para a troca substituição da iluminação antiga por LED. São 220 pontos de iluminação na Avenida Magalhães Pinto e outros 47 pontos na Geraldo Inácio.

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) é do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobrás. Foi instituído em 30 de dezembro de 1985, pela Portaria Interministerial n° 1.877, para promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício.