Estação Memória recebe a mostra “Usiminas 57 anos”

Linhas de transmissão de energia, energia elétrica
Leilão de energia movimenta R$ 44 bilhões em nove estados
18 de outubro de 2019
petro
Petrobras divulga resultados positivos no terceiro trimestre
18 de outubro de 2019

Estação Memória recebe a mostra “Usiminas 57 anos”

ENTRE AS fotos históricas, a cravação da estaca inicial da Usiminas pelo ex-presidente JK, em 16 de agosto de 1958

ENTRE AS fotos históricas, a cravação da estaca inicial da Usiminas pelo ex-presidente JK, em 16 de agosto de 1958

Está acontecendo desde o início de outubro, na Estação Memória ‘Zeza Souto’, localizada à rua Belo Horizonte, no Centro de Ipatinga, a exposição “Usiminas 57 anos” em homenagem ao aniversário da siderúrgica, comemorado no próximo dia 26.

A exposição é aberta ao público de segunda a sexta, de 8h às 18h, prolongando-se até o final do mês. O evento cultural é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).

São centenas de imagens e peças expostas, recortes que contam toda a trajetória da Usiminas desde a concepção e implantação até os dias de hoje, além de uma galeria de fotos com todos os presidentes da siderúrgica. O acervo é do colecionador e escritor José Augusto de Moraes, atual gerente da Estação Memória.

O gerente de Cultura da Prefeitura, Thiago Vaz, ressalta que a exposição tem como objetivo resgatar a história da importante empresa-âncora que chegou primeiro que a cidade, emancipada em 1964. Já na segunda metade da década de 50, iniciavam-se as conversações com parceiros japoneses para que o município recebesse a indústria, na gestão do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

“A Usiminas sempre esteve caminhando lado a lado com nossa população, e por isso resgatar essa história é muito importante, principalmente para ampliar os conhecimentos dos mais jovens”, afirmou Thiago.