Cocais realiza Festa de Nossa Senhora Aparecida do Rosário

Em Santana do Paraíso, a presença do público foi marcante na audiência de discussão do PDDI
Plano Diretor da região será discutido em Coronel Fabriciano no dia 24 de outubro
18 de outubro de 2019
fabri facil
Integração do transporte público passa a ser feito exclusivamente com bilhete eletrônico
18 de outubro de 2019

Cocais realiza Festa de Nossa Senhora Aparecida do Rosário

cocais fabriciano

A comunidade Nossa Senhora Aparecida Bertoldo realiza neste domingo, 20/10, a Festa de Nossa Senhora Aparecida do Rosário. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura.

As celebrações começam às 9h, com um café da manhã, e mais tarde, por volta das 16h, acontece a tradicional troca de coroas do rei e da rainha, e depois o encerramento com sorteio dos envelopes de doação e da rifa. A programação inclui apresentação típica e cultural do local, inclusive com a presença dos marujos. Confira a programação não final da matéria.

A valorização do patrimônio nas comunidades é uma ferramenta de desenvolvimento social, que por consequência, mantém a tradição dos lugares. A Festa do Rosário é uma manifestação religiosa que mostra o sagrado da comunidade que é importante para que as pessoas ali se sintam respeitadas.

“Em relação ao turismo, faz com que o turista vivencie uma experiência local, entendendo como vivem aquelas pessoas na comunidade e participando daquela tradição. É importante que os eventos aconteçam, que tenham apoio e o prestigio de toda a comunidade participando lá”, afirma a Gerente de Turismo, Betinna Tassis.

Para o Padre Thiago Rodrigues, a festa é um momento de lembrar as raízes, momento aquilo que a gente é enquanto dado de devoção cultural. “A gente convida o nosso povo para celebrar as suas raízes, para lembrar-se de onde viemos e para fazer disso um dom às novas gerações. São valores carregados de humanidade e que não se pode deixar cair ou deixar no esquecimento. Valores de agregação de encontro, de partilha, de vida que a gente celebra nessas ocasiões”, conclui.

 

PROGRAMAÇÃO

09h – Café da manhã

10h – Levantamento de Mastro

11h – Terço Mariano (com terço dos homens)

12h – Almoço comunitário

14h – Procissão

15h – Santa Missa

16h – Troca de coroas

Sorteio dos envelopes de doação e da rifa