Empresas holandesas apresentam experiências no setor da mineração

Marcello Casal Jr/Agência Brasi
Contatos de mais de 400 milhões de contas do Facebook são expostos
5 de setembro de 2019
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Saúde discute ações para combater a obesidade no Brasil
6 de setembro de 2019

Empresas holandesas apresentam experiências no setor da mineração

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Empresários e representantes do governo holandês estiveram na quarta-feira (4), na sede da FIEMG, para apresentar aos empresários mineiros soluções tecnológicas e de engenharia para o setor da mineração. O vice-presidente da FIEMG e presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA), Fernando Coura, reforçou os laços históricos entre os países, a forte relação de amizade e colocou a FIEMG à disposição da comitiva holandesa.

“Queremos aumentar as relações comerciais e econômicas entre o Brasil e a Holanda. O Sistema FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), está à disposição de cada um. Queremos que sintam que a FIEMG também é a casa de vocês”, afirmou.

Coura apresentou para a comitiva holandesa números que mostram a grandeza da economia do Estado de Minas Gerais. “Representamos 9% do PIB brasileiro com um total de R$ 155,54 bilhões. Aqui temos uma localização favorável para desenvolvimento de negócios e é importante destacar que Minas Gerais sintetiza o Brasil com suas características diversas”.

O vice-presidente da FIEMG apresentou ainda o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI). “Temos estudos sendo desenvolvidos para indústrias de alimentos, automotiva, meio ambiente, metal mecânico, entre outras. O CIT é a maior vitrine de Minas para o Brasil e para o mundo”, enfatizou.

Mineração
Ainda segundo o presidente do SINDIEXTRA, Minas Gerais é o maior produtor de aço, ouro, zinco, fosfato e é responsável por 53% da produção mineral de todo o país. “Nós que nascemos em Minas Gerais já nascemos com uma profissão, somos mineiros. O minério daqui abastece 100% do consumo da indústrias siderúrgica do Sudeste. Sem mineração não há qualidade de vida. A FIEMG está de portas abertas para oferecer suporte para vocês realizarem negócios em Minas Gerais”, destacou Coura.

O representante adjunto do Escritório da Holanda em Belo Horizonte, Willen Moraal, apresentou os empresários e representantes do governo holandês. “Hoje temos empresas aqui que trabalham com monitoramento e gerenciamento de barragens. A Holanda tem 1/3 do seu território embaixo de água. Temos muitos diques que são constantemente monitorados”, contextualizou Moraal, ao afirmar que a troca de experiência entre os países nesse segmento pode ser promissora.

“Na Holanda temos o triângulo de ouro formado por governo, instituições e indústria, todos unidos para resolver problemas. Esse é o ponto de entrada para nossa atuação aqui no Brasil. Queremos juntar as cabeças para andar mais rápido nas soluções em busca do conhecimento”, reforçou o representante do governo holandês.

Empresas com experiência em geotecnia, estudos de liquefação, monitoramento em tempo de real de diques e barragens, monitoramento remoto, dragagem, disposição e monitoramento de rejeitos, consultoria em engenharia e tratamento de águas no processo produtivo foram alguns dos produtos apresentados por empresas holandesas.

O advogado de Meio Ambiente da FIEMG Felipe Mol Pessoa de Carvalho apresentou aos empresários holandeses a legislação e etapas de licenciamento ambiental para a mineração no estado. Os presentes puderam ainda acompanhar a apresentação do advogado especialista em impostos Murilo Melo Vale, que falou sobre importação de bens e serviços para o Brasil. Após o encontro, a comitiva holandesa foi conhecer as instalações do CIT SENAI.