Aprovada MP da Liberdade Econômica pelo Senado

Aciapi ok
Sorteados da campanha Amor Premiado recebem premiação em Ipatinga
22 de agosto de 2019
Nuvem de fumaça durante incêndio em área da Floresta Amazônica perto de Porto Velho, em 21 de agosto de 2019. - Reuters/Ueslei Marcelino/Direitos reservados
Secretário-geral da ONU está preocupado com queimadas na Amazônia
23 de agosto de 2019

Aprovada MP da Liberdade Econômica pelo Senado

Fiemg ok

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, dia 21/08, a Medida Provisória 881/2019, conhecida como MP da Liberdade Econômica. A MP traz medidas de desburocratização e simplificação de processos para empresas e empreendedores. A aprovação no Senado se deu sem o trecho que autorização o trabalho aos domingos e feriados. O projeto ainda terá que passar pela sanção presidencial.A indústria mineira e o Sistema FIEMG apoiam a MP.

“Estamos atuando contra os abusos que tornam o Brasil um dos países menos seguros para se investir em todo o mundo”, afirma Flávio Roscoe, presidente da Federação. “Temos o firme propósito de sermos protagonistas nos debates sobre a verdadeira liberdade econômica, que nos colocará na rota do desenvolvimento”, completa.Para Roscoe, a medida fortalece o ambiente econômico, hoje enfraquecido por uma cultura estatal de excessiva interferência na esfera privada. A entidade considera a MP uma aposta para o avanço do empreendedorismo no país, ao desburocratizar as atividades produtivas e fortalecer a segurança jurídica.

Com a meta de reforçar princípios constitucionais que são essenciais para o desenvolvimento econômico, a MP 881 aborda pontos como a livre iniciativa e concorrência, a propriedade privada, a defesa do consumidor, a busca do pleno emprego e o livre exercício de qualquer atividade econômica. “A medida é de suma importância para a iniciativa privada, pois resgata valores importantes, que nós primamos muito e que, se forem bem protegidos, farão com que o crescimento do setor produtivo seja sustentável”, afirma Roscoe.

Ponto destacado pela Federação é a declaração da presunção da liberdade no exercício de atividades econômicas e da boa-fé do empreendedor, invertendo a lógica atual em que tudo deve ser provado, registrado e autorizado pelo Estado. Segundo o líder industrial, o controle excessivo e ineficiente do Estado por meio de uma infinidade de regulações e normas acaba por limitar direitos constitucionais básicos de quem quer investir e empreender.

Outros pontos da MP 881 são o combate ao abuso de poder regulatório, o desvio de função, o desrespeito às competências legais, o paternalismo, a burocracia e a irracionalidade administrativa. “A geração de empregos só é possível por meio dos investimentos privados”, pontua Roscoe. O presidente da FIEMG reforça que, para que isso aconteça, é necessário que os empresários tenham livre exercício de qualquer atividade econômica, salvo limitadas exceções previstas expressamente em lei. “Defendemos a medida pela importância que ela terá para a sociedade como um todo. Isso irá fortalecer o ambiente de negócios no país, aumentar o crescimento econômico e a geração de empregos”, pontua o industrial.

Junto ao debate sobre a MP 881, a FIEMG destaca ainda a importância da ampla discussão sobre a reformulação do sistema tributário brasileiro. “Neste momento, algumas propostas estão sendo debatidas. Mais uma vez, o diálogo e a construção de um pacto social para seguirmos adiante se fazem necessários. A indústria e a FIEMG farão sua parte, mobilizando a sociedade mineira”, afirma Roscoe.