2º Festival Municipal de Pipas e Papagaios será em 1º de setembro

A gerente do Zoonoses de Ipatinga, Marcela Reis enfatiza que ações serão intensificadas nas comunidades que registraram maior incidência de focos de água parada
LIRAa mostra números mais positivos sobre o Aedes aegypti em Ipatinga
21 de agosto de 2019
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Prévia da inflação de agosto desacelera em 0,08%
22 de agosto de 2019

2º Festival Municipal de Pipas e Papagaios será em 1º de setembro

NO ANO passado, foram registradas cerca de 2.000 inscrições

NO ANO passado, foram registradas cerca de 2.000 inscrições

Diante do sucesso do evento no ano passado, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) espera uma efetiva participação da família ipatinguense no 2º FESTIVAL MUNICIPAL DE PIPAS E PAPAGAIOS, programado para 1º de setembro, a partir das 13h, no Cata-Vento do Parque Ipanema.

Com o tema “BRINCANDO CONSCIENTE”, o objetivo do festival é valorizar as tradições culturais do povo brasileiro e proporcionar um evento com prevenção e segurança, para que a sociedade civil tenha consciência dos riscos relacionados a pipas e papagaios. Entendendo-se que se trata de uma atividade de recreação de grande alcance popular, que seja ela executada de maneira correta, fora do alcance das redes de condução de energia elétrica.

Além da integração familiar, objetiva-se despertar o resgate da infância do participante e orientar as crianças de como praticar a atividade com responsabilidade; também estabelecer e dinamizar ações de consciência junto aos órgãos de serviços essenciais à população sobre os riscos e uso de materiais proibidos, como linha chilena e cerol.

 

Inscrições

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de agosto, no site da Prefeitura (link Festival de Pipas) ou diretamente na Semcel, no 3º andar do prédio da PMI, estendendo-se até uma hora antes do início do evento, no dia 01/09. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3829-8059 e 3829-8060.

Diversos órgãos de serviços essenciais à população, como as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o SAMU, assim como grupos e associações de motociclistas são parceiros e jurados que escolherão as melhores pipas nas categorias estabelecidas: Menor, Maior e Pipa Destaque do Festival.

Podem participar do 2º Festival Municipal de Pipas e Papagaios todas as pessoas de cinco a menores de 14 anos, mediante autorização dos pais, desde que devidamente inscritas. Como exemplo de solidariedade, no dia do evento cada participante doará um quilo de alimento não perecível. O material arrecadado será distribuído às instituições do município através do Banco de Alimentos.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Carlão Oliveira, disse que a expectativa para esse ano é o dobro das inscrições em relação ao evento de 2018: “Além de muita diversão, vamos maximizar ainda mais os resultados da campanha de conscientização quanto aos perigos de soltar pipas e papagaios com linha chilena, cerol e outros materiais cortantes”, enfatizou.

 

Premiação

 

Sem custos ao município, serão oferecidos prêmios aos primeiros colocados de cada modalidade. A premiação ocorrerá no final do evento, sendo:

Categoria Menor Pipa – Medalha e Bicicleta Aro 20 Aço Wendy Bike 18V;

Categoria Maior Pipa – Medalha e Bicicleta Aro 24 Aço Wendy Bike 18V;

Categoria Pipa Destaque – Medalha e Bicicleta Aro 26 Aço Wendy Bike 18V.

As pipas e os papagaios deverão ser confeccionados usando somente os materiais descritos: cola; folha de seda e qualquer outro papel e/ou papelão biodegradável; bambu; taquara; linha ou corda, apenas se for feita de algodão ou lã natural, sendo TERMINANTEMENTE PROIBIDO o uso de fio de nylon, fita de vídeo ou gravador, linha de anzol, fio de metal, papel laminado, material cortante, linha chilena e cerol.