Secretário de Timóteo defende a união dos municípios brasileiros por uma educação de qualidade

Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, durante lançamento do plano. Willian Dias/ALMG
Governo de Minas Gerais lança Plano Estratégico Ferroviário do Estado
16 de agosto de 2019
2º edição da Corrida Rústica de São Sebastião é realizada em Fabriciano
2º edição da Corrida Rústica de São Sebastião é realizada em Fabriciano
16 de agosto de 2019

Secretário de Timóteo defende a união dos municípios brasileiros por uma educação de qualidade

Vespa_Fórum Undime - PMT

Vespa_Fórum Undime - PMT

“Qualidade da Educação: Financiamento, Gestão e Aprendizagem”.Com o objetivo de debater este tema e outros assuntos ligados à educação pública brasileira, o secretário municipal de Educação de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, participa do 17° Fórum Nacional da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação), realizado em Mata de São João (BA).

A UNDIME foi constituída em 1986 e tem como missão “articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social”. No encontro na Bahia, Vespa está acompanhado do secretário Municipal de Educação de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra, e de outros dirigentes representantes de municípios mineiros.

O Fórum teve início na terça-feira (13) e a finalidade era mobilizar cerca de 1,5 mil dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação.

“É fundamental a articulação dos municípios nesse momento em que o governo federal tem sinalizado com mudanças na educação brasileira. Temos que estar unidos na defesa de uma Educação de qualidade”, defendeu o professor Vespa.

O Fórum contou na abertura com a presença de Jânio Macedo, presidente Nacional da Educação Básica, e do governador da Bahia, Rui Costa. “A UNDIME tem um papel fundamental pela defesa do financiamento da educação e pela busca da qualidade que queremos e precisamos”, defendeu o secretário de Educação de Timóteo.

O Fórum também vai discutir até sexta-feira outros temas como as ações intersetoriais na promoção da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação, além de minicursos e palestras.