Ipatinga inicia campanha de vacinação contra raiva animal

Fiemg
Presidente da FIEMG defende interesses de Minas em Brasília
14 de agosto de 2019
bolsonaro ok
Brasil deixa Mercosul caso Argentina “crie problema”, diz Bolsonaro
16 de agosto de 2019

Ipatinga inicia campanha de vacinação contra raiva animal

Ipatinga possui um contingente de 22.758 animais, sendo 17.902 cães e 4.856 gatos

Ipatinga possui um contingente de 22.758 animais, sendo 17.902 cães e 4.856 gatos

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal em Ipatinga terá início no próximo dia 19. As comunidades da zona rural serão as primeiras a receber os Agentes de Combate a Endemias (ACE), que imunizarão os animais da localidade até o dia 21. Logo após, a mobilização seguirá para os bairros da área urbana, prosseguindo até o dia 9 de setembro. O Dia D da campanha será 14 de setembro.

De acordo com o último senso canino realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ipatinga possui um contingente de 22.758 animais, sendo 17.902 cães e 4.856 gatos. A Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar toda a população canina e felina da cidade.

Segundo a gerente do CCZ, Marcela Reis, o município já está preparado para a mobilização e espera a adesão dos moradores para que a doença permaneça sob controle.

“Nesta semana, os Agentes de Combate a Endemias passaram por uma atualização sobre a conduta técnica ao receber os animais para a vacinação, além dos procedimentos para se evitar acidentes e orientações sobre aplicação e conservação das vacinas. As doses já estão asseguradas para o município. A participação dos proprietários de animais será uma demonstração de cuidado. Gatos e cães, quando bem tratados e vacinados, refletem melhores condições de vida tanto para o homem quanto para o animal, prevenindo doenças”, explica Marcela.

Ao todo, a administração municipal escolheu 40 pontos em diversos bairros para que os responsáveis levem seus animais para serem vacinados. O CCZ reforça que o setor, que fica anexo à Suplan, no bairro Cidade Nobre, realiza a vacinação contra a raiva durante todo o ano, das 7h30 às 15h30.

A orientação do Centro de Controle de Zoonoses é que, no dia da vacinação, os cães, que devem ter mais de três meses, precisam estar com coleira e guia e serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los. Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de ataque ao proprietário e outras pessoas. Já os gatos, que são naturalmente assustados, devem ser levados em caixas, para evitar fugas ou acidentes. A orientação é que os animais doentes não devem ser vacinados.