Governador entrega a produtores Selo Arte que reconhece e valoriza a produção de queijo artesanal no estado

José Paulo Lacerda/divulgação/CN
Profissões ligadas à tecnologia serão mais promissoras, mostra Senai
12 de agosto de 2019
PMT
Registro de candidatura ao Conselho Tutelar marcada para dia 26 de agosto
12 de agosto de 2019

Governador entrega a produtores Selo Arte que reconhece e valoriza a produção de queijo artesanal no estado

Governador Romeu Zema, visita Mundial do Queijo do Brasil, em Araxá. Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG

Governador Romeu Zema, visita Mundial do Queijo do Brasil, em Araxá. Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, na sexta-feira (9), em Araxá, no Alto Paranaíba, da abertura oficial do Mundial do Queijo do Brasil. Durante o evento, Romeu Zema entregou o Selo Arte a produtores do Queijo Minas Artesanal de diferentes regiões. Minas Gerais é o primeiro estado a entregar o certificado, que valoriza o produto e impulsiona a sua produção e comercialização.

“Fiz questão de comparecer aqui nesta primeira feira internacional do queijo porque Minas Gerais é o maior produtor de queijo do Brasil. Isso tem uma representatividade muito grande na nossa economia e o meu governo vai fazer de tudo para levar esse queijo tão bom, que nós temos aqui, para outros estados e para o exterior também. Tenho me empenhado pessoalmente, porque nós temos uma riqueza, um produto maravilhoso e precisamos divulgá-lo melhor”, afirmou o governador.

Além de entregar os certificados, Romeu Zema percorreu a feira e conversou com produtores, comerciantes e visitantes. O governador e a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, foram homenageados pela Guilde Internationale de Fromagers – um dos principais reconhecimentos do mundo queijeiro -, por suas trajetórias de apoio à produção de queijos,. A Guilde Internationale de Fromagers é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1969, na França, associada à Confrarie de Saint Uguzon, que tem como propósito transmitir o saber queijeiro. Ela reúne pessoas relacionadas às cadeias da produção leiteira no mundo inteiro.

Minas é o primeiro Estado do país a entregar o Selo Arte a produtores de queijos artesanais. Treze produtores do Queijo Minas Artesanal (QMA) de diferentes regiões do estado receberam o certificado. Regulamentado pelo governo federal, no mês passado, o Selo Arte viabiliza a comercialização interestadual dos produtos artesanais de origem animal. Neste primeiro momento, receberam o selo os produtores artesanais cujas queijarias já estão registradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), responsável pela defesa agropecuária em Minas.

Além da entrega inédita do Selo Arte, que reforça a tradição e o papel de destaque mineiro como referência na produção de queijos artesanais no país, o Governo de Minas, por meio da Secretaria da Agricultura e de suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e IMA), tem programação diversificada nesta primeira edição do Concurso Mundial do Queijo do Brasil, que vai até este domingo (11/8). O evento reúne produtores e especialistas de várias partes do mundo, além de variados tipos de queijos nacionais e internacionais que participam de um concurso para a premiação dos melhores. São esperados mais de 500 queijos concorrentes, entre artesanais e industrializados.

Ana Valentini destacou que o selo atesta que o produto obedece a controles sanitários, garantindo a qualidade da produção artesanal. “Essa entrega é de grande importância pra Minas, que é o maior estado produtor de leite do Brasil e é responsável pela produção de 25% do queijo de todo o país. Esse reconhecimento abre ainda mais o mercado para os nossos produtores, principalmente para os pequenos, que o fazem de forma artesanal”, destacou.

Também participaram da cerimônia o ministro de Estado de Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza; e o diretor-geral do IMA, Thales Fernandes.

 

Investimentos

 

Em mais uma edição do “Giro pelo Estado”, o governador cumpriu uma série de agendas em Araxá. Pela manhã, Romeu Zema e o prefeito da cidade, Aracely de Paula, assinaram protocolo de intenções para a implementação da fábrica de batatas pré-fritas congeladas McCain.

A previsão é de que sejam investidos R$ 250 milhões na construção do empreendimento, gerando cerca de 100 empregos diretos na fábrica. O Governo de Minas e a MacCain ainda estão discutindo os termos e condições de incentivos que o Estado irá oferecer à empresa, celebrando, posteriormente, um acordo específico.

“A MacCain está acreditando aqui na nossa região, que tem um potencial agrícola gigantesco. Ontem mesmo (8/8) estive em Campo Florido (Triângulo Mineiro), na Mega Cana, que é a região que tem a maior produtividade em cana de açúcar do Brasil e com um potencial muito grande ainda para crescer. Quero que o meu governo seja lembrado como aquele que criou empregos, que atraiu empresas. A bandeira do nosso governo não é de grandes obras, até porque não temos muito dinheiro, mas vai ser a de um governo que apoia quem gera emprego, investe e contribui para o desenvolvimento. É disso que Minas precisa e que vai fazer diferença para nós”, afirmou.

Também participaram do evento os secretários de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira; e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini; além do deputado federal Mário Heringer e o deputado estadual Bosco.

 

Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *