Timóteo e Ipatinga celebram 55 anos com reflexões sobre momento atual e projeção do novo ciclo

Os 55 anos de Timóteo e Ipatinga
29 de abril de 2019
O presidente Ismá Canedo destaca a importância da iniciativa. Foto arquivo Jornal O Informante
Acicel-CDL realizam 8° edição do “Dia de Receber Bem”
29 de abril de 2019

Timóteo e Ipatinga celebram 55 anos com reflexões sobre momento atual e projeção do novo ciclo

Monumento Millenium Pirâmide do Progresso - Foto - Elvira Nascimento

Monumento Millenium Pirâmide do Progresso - Foto - Elvira Nascimento

Os municípios de Timóteo e Ipatinga comemoram 55 anos de emancipação política nesse dia 29 de abril. Normalmente quando se faz aniversário é comum uma reflexão sobre os erros, acertos e o planejamento para o próximo ano. O Jornal O Informante ouviu moradores e gestores de Timóteo e Ipatinga que elencaram pontos positivos e negativos das respectivas cidades.

Timóteo

Com população estimada em 89.090 habitantes, Timóteo é considerada umas das cidades de melhor qualidade de vida da região.

De acordo com o empresário do ramo de supermercado Ricardo Souza, morador do bairro Cachoeira do Vale, há situações ambíguas no município. “No meu bairro, em relação ao último ano, algo que mudou muito foi à limpeza pública, sempre vejo esses profissionais por lá, e o Cachoeira do Vale sempre foi desprestigiado e isso melhorou”, disse Ricardo. Contudo, o destaque negativo apontado foi também em relação à limpeza pública. “O prefeito está aí a cerca de 1 ano, é pouco tempo para resolver todas as coisas, mas a limpeza que vejo no Cachoeira do Vale  não percebo nos demais bairros. Outro tema recorrente é a saúde, não sou usuário do servido público, mas ouço muitas reclamações, sabemos que isso acontece no país todo”, destaca o empresário.

Para o enfermeiro Arlan Nascimento, morador do bairro Nova Esperança houve uma melhora na questão administrativa. “A gente sente hoje uma segurança administrativa, mas acho que precisa melhorar a urbanização das periferias, pois infelizmente, tem regiões ainda com falta de pavimentação. A questão da saúde, setor que trabalho, no nosso município tem muito à melhorar, inclusive na transição de pronto-atendimento para unidade hospitalar, é muito confuso. Já o apoio ao esporte em Timóteo melhorou muito”, enfatiza Arlan.

Monumento Sinergia - Foto - Elvira Nascimento

Monumento Sinergia – Foto – Elvira Nascimento

O prefeito Douglas Willkys enumerou alguns motivos de comemoração em Timóteo como a estabilidade política, retomada de obras paralisadas, reorganização administrativa da prefeitura, implantação de programas de transparência e planejamento para os próximos anos.

Segundo o prefeito a população pode esperar a retomada de projetos importantes na área social e desenvolvimento econômico. Ele ainda ressaltou o foco do governo em fazer que a obra da UPA do bairro Primavera saia do papel. A princípio o interesse da atual administração era inaugurar a UPA nesse do aniversário de 55 anos da cidade, mas foi adiado.

Outra frente destacada pelo prefeito é a geração de emprego. “Segundo pesquisa que fizemos desde 2012 a cidade tem mais demissões à contratações. A administração está se aproximando dos empreendedores, e com isso conseguimos trazer um novo supermercado e a expansão de uma rede que já existe em nossa cidade, ao todo nessas duas ações temos a chance de gerar de 350 a 400 empregos”, disse o prefeito.

Ipatinga

Ipatinga é a cidade mais populosa do Vale do Aço, em 2018 constavam 261.344 habitantes, a décima mais populosa do estado. O município vive uma intensa crise politica na casa legislativa. Sete vereadores já foram presos, algo inédito na cidade.

Ipatinga conta com boa infraestrutura e grandes desafios. De acordo com o empresário Cassimiro Andrade, a cidade vem melhorando ao longo dos anos, e independente do partido, cada prefeito fez algo, mas ele aponta alguns pontos a melhorar. “O que a maioria da população reclama, e também nós que temos empresa e imóveis em Ipatinga é o IPTU, esse imposto para qualquer cidadão na cidade é muito caro quando comparado com municípios do mesmo porte. Outro problema é o trânsito, precisa melhorar a fluidez. Já um ponto positivo é a implantação do faixa azul no centro, muita gente reclamou, mas foi uma boa, vai implantar agora no Horto e esperamos que em outros pontos da cidade também viabilizado”, diz.

O empresário também fez observação na saúde e fiscalização de entulhos. “Na saúde melhorou, mas precisa avançar mais. Também é necessário melhor fiscalização sobre essas pessoas que jogam entulho na rua, porque quando doer no bolso do cidadão ele vai parar”, orienta o empresário.

Para o prefeito Nardyello Rocha a cidade tem muitos motivos para comemorar, pois amadurece ao passar pela maior crise financeira de sua história. Ele enumerou algumas ações na saúde: “Inauguração de duas novas Unidades Básicas de Saúde (Bom Jardim e Nova Esperança), contratação de mais de 200 profissionais da saúde. Antes, tínhamos 80 pessoas recebendo remédio em casa, agora são 300. Praticamente zeramos a fila de raio-x, e à  partir do mês que vem a tomografia eletiva vai passar de 126 para 260”, relata.

Na educação, o prefeito destacou a retomada da construção de duas creches; reforma do 7 de Outubro; revitalização do Parque das Ciências; revitalização do CEPAE;  o salto de 980 alunos em escola de tempo integral para 5.500; entrega de 2.750 Chromebooks com a plataforma do Google for Education  para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental;  e  inauguração da Escola Ary Malta no bairro Iguaçu.

Nardyello reconhece que muito ainda precisa ser feito, e fala sobre as ações que pretende realizar antes do aniversário de 56 anos de Ipatinga. “Recapeamento da malha viária municipal; recuperação das ciclovias; construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde; e construção de mais de 160 muros de arrimo em vias de diversos bairros de nosso município. Ainda este ano deveremos dar início às obras de revitalização e/ou implantação do sistema de esgotamento sanitário em vários bairros, como Horto, Forquilha, Vila Celeste e as Chácaras Madalena”, garante Nardyello Rocha.