Cel. Fabriciano promove ações no carnaval

Assédio é uma das formas de violências mais comum - Foto: Agência Brasil
Mais de 500 mulheres são agredidas por hora no Brasil, revela pesquisa
27 de fevereiro de 2019
Balanço feito por Controlador demonstrou gastos com saúde, educação e com pessoal em 2018
Prefeitura de Timóteo apresenta prestação de contas na Câmara de Vereadores
27 de fevereiro de 2019

Cel. Fabriciano promove ações no carnaval

Cards carnaval Cel. Fabriciano

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, inicia nesta quinta-feira, 28, diversas ações voltadas para o carnaval. O objetivo é resgatar a cultura do carnaval de rua e conscientizar sobre os cuidados com a saúde que se deve ter neste período de festa.

Carnaval

A Festa do carnaval começa nesta quinta-feira, 28, partir das 8 horas, com o “Carnaval de Rua” do VivaIdade. O evento contará com a participação do Mexa-se, Guarda Mirim, Centro de artes e Inclusão Social (CAIS) e servidores da Assistência Social e Saúde. O objetivo é resgatar a memória cultural dos idosos e de toda população.

A concentração começará no antigo barrilzinho, localizado na rotatória do encontro das ruas Duque de Caxias e Maria Matos no Centro de Coronel Fabriciano e se dirigirão até a Praça da Estação. O evento da Assistência Social é aberto a toda a comunidade. Ao longo das últimas semanas os beneficiários do VivaIdade se mobilizaram para confeccionar fantasias e máscaras para curtir a folia.

A Secretária de Governança de Assistência Social, Leticia Fernandes Godinho, fala que a parceria da Assistência com a Saúde tem feito toda a diferença para que o evento aconteça e integre todos os grupos. “O tradicional carnaval do VivaIdade ganha novos parceiros que vão fortalecer a agenda cultural da cidade. Esse ano as entidades parceiras que executam serviços de convivência para crianças e adolescentes se juntarão aos idosos do VivaIdade para que a festa seja ainda maior e mais diversa. Toda população está convidada, ”  conclui.

 

Aulão 

O aulão de carnaval do programa Mexa-se de Fabriciano será realizado na próxima quinta-feira, 28, às 18h, na Praça da Estação. O evento tem como objetivo a interação entre os polos, aproveitando a festividade do carnaval para trabalhar temas de conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

  De acordo com o Gerente de Programas Especiais, Laudenir Vieira Rodrigues, o evento visa resgatar as tradicionais marchinhas de carnaval de bloco de rua, a interação de forma lúdica aos beneficiários do programa. “No evento teremos aula de ritmos, barraquinhas com comidas típicas, artesanatos e uma área kids para a diversão das crianças. Será um evento lindo e riquíssimo com relação à cultura”, disse.

Carnaval nas escolas 

No dia 1° de Março será realizada uma programação especial de carnaval nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Cada escola terá uma agenda especial de acordo com cada faixa etária dos alunos. As crianças poderão curtir fantasiadas danças de carnaval com as marchinhas mais populares.

O Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, fala sobre a importância de eventos como esses nas escolas. “O Carnaval nas escolas de educação infantil e ensino fundamental é, também, um momento de aprendizagem. Além do exercício corporal através da dança, os alunos aprendem músicas, histórias e sobre o regionalismo,” conclui.

Teste 

A Secretaria de Governança da Saúde realiza no dia 02 de março, no NEPS, de 8h às 12h, testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação tem o intuito de promover a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. O NEPS se  localiza na rua São Sebastião, n° 1007, bairro professores.