Programa Rio Vivo mobiliza proprietários rurais em Timóteo

O prazo para escolha na lista de espera vai até o dia 5 de fevereiro - Foto arquivo Agência Brasil 
 - Fabio Rodrigues Pozzebom
Começa o prazo para participar da lista de espera do Sisu
29 de janeiro de 2019
dolar
Ações da Vale caem 24,52%; dólar também fecha o dia em queda
29 de janeiro de 2019

Programa Rio Vivo mobiliza proprietários rurais em Timóteo

Em Timóteo foram feitas 81 adesões dos proprietários rurais ao programa

Em Timóteo foram feitas 81 adesões dos proprietários rurais ao programa

O Programa Rio Vivo, que compreende um conjunto de ações realizadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Piracicaba para a melhoria dos rios, nascentes e demais cursos d´água da bacia, está em fase de conclusão da primeira etapa. Em Timóteo, na próxima quarta-feira (30/01), acontece a reunião da União Gestora de Projetos (UGP) do programa para a apresentação das tecnologias e técnicas a serem aplicadas na etapa de execução. A exposição será feita pela equipe técnica do programa.

A reunião será realizada às 14h na Casa de Educação Ambiental da PMT, em frente à 85ª. Cia de Polícia Militar, bairro Primavera. A UGP é composta por representantes do poder público, ONG, produtores rurais e sociedade civil. O Rio Vivo é o nome dado à implementação conjunta de três programas previstos no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce), que contemplam ações de recuperação ambiental com recursos da cobrança do uso da água.

A área do projeto dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba é composta por 20 municípios, com previsão de contemplar cerca de 3.000 imóveis rurais. Os municípios foram separados por lotes, sendo que o município de Timóteo foi inserido no Lote 3, juntamente com os municípios de Jaguaraçu, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Antônio Dias, Marliéria e Santana do Paraíso.

Em Timóteo foram feitas 81 adesões dos proprietários rurais ao programa. Na primeira fase, foi realizado o diagnóstico ambiental das áreas. Entre as ações a serem implantadas, está a restauração ou adensamento de matas ciliares e de topos de morro e recuperação de nascentes e áreas degradadas. A atuação do CBH Piracicaba conta com o envolvimento do Instituto BioAtlântica (IBIO-AGBDoce) e a Fundação Educacional de Caratinga (Funec).

Programas

O Rio Vivo contempla três programas. O Programa de Controle de Atividades Geradoras de Sedimentos prevê a elaboração de um diagnóstico específico, com mapeamento, identificação das áreas no campo, caracterização de processos erosivos e proposta de remediação de áreas degradadas geradoras de sedimentos, incluindo aqueles relativos às estradas vicinais e caminhos de serviço nas propriedades rurais.

O Programa de Expansão do Saneamento Rural, que visa à implantação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para a população rural, com aproveitamento racional e para disposição adequada dos resíduos coletados. E o Programa de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Nascentes tem como foco a restauração ou adensamento de matas ciliares e de topos de morro, além da caracterização e recuperação de nascentes e áreas degradadas.