Contém Cultura recebe oficina e exposição de artesanato

O evento é uma grande confraternização onde   os alunos apresentam os conhecimentos adquiridos nos cursos para seus familiares e comunidade - Foto Arquivo
Fundação Emalto realiza 14ª Mostra Artística
4 de dezembro de 2018
foto 01
Grupo Viola no Trilho se apresenta no Teatro do Unileste
5 de dezembro de 2018

Contém Cultura recebe oficina e exposição de artesanato

IMG_0656

Uma exposição e uma oficina de artesanato marcaram na tarde do último sábado o início das atividades deste mês no Contém Cultura. As atrações foram promovidas simultaneamente. Enquanto os alunos aprendiam a decorar caixas para presentes em MDF, a artesã Eunice Dias manteve em exibição algumas de suas criações, feitas a partir de materiais recicláveis. O propósito da iniciativa, segundo a proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro, foi criar uma ambientação que ajudasse os alunos a mergulhar no universo do artesanato.

Tapetes, flores e bolsas de retalhos, pintura a óleo sobre madeira e entalhe foram algumas das obras em exposição de Eunice Dias, que se destaca  na comunidade pelos cursos que ela ministra para grupos de mulheres ipabenses.

Segundo a artesã, se por um lado seu trabalho ajudou a motivar os alunos, por outro, a oficina de artesanato veio ajudá-la a aperfeiçoar algumas técnicas que ela já usa para decorar caixas de papelão.  “Esse evento foi uma boa troca de experiências”, definiu Eunice.

Além dela, outro artesão participou da oficina, Denilson Silva, ao lado da esposa, Alessandra Alves, da filha, Lívia Eduarda. “Essa aula acrescentou conhecimentos para nós que já estamos envolvidos com o fazer artístico”, disse Denilson, que cria peças de decoração com palitos de picolé, como luminárias.

Oficina

Durante a oficina Artesanato Criativo, os alunos aprenderam técnicas básicas de pintura de caixas de MDF, uma novidade para toda a turma que nunca havia trabalhado com os materiais sugeridos.

A oficina foi aberta com a apresentação de imagens de caixas já decoradas e que serviram de inspiração para os alunos. “De olhos bem abertos para as inspirações” foi o nome desse primeiro momento da aula, dedicado à observação. A etapa seguinte foi nomeada como “De mente bem aberta para a liberdade – conecte-se e desconete-se”, um convite aos alunos para que se conectem à internet para pesquisar e conhecer a grande variedade de técnicas de pintura e colagem disponível na rede, e se desconectem para criar, com liberdade, as suas peças.

“A oficina de artesanato teve como propósito motivar o público a despertar em si e a compartilhar  o espírito natalino favorável ao estreitamento de laços entre família, amigos, comunidade”, comenta Luciana Profiro.

Ela destaca que, ao fim de cada ano, as pessoas procuram presentear a família e os amigos. “Oferecer presentes é um símbolo de amor e amizade. Então, valorizamos esse gesto mostrando aos alunos que é possível criar presentes a partir dos recursos que se tem, de modo econômico, a partir do reaproveitando de materiais, uma atitude sustentável”.

Ainda segundo Luciana Profiro, a oficina conscientizou os alunos sobre a importância da atividade artesanal como lazer, na promoção da saúde mental e ainda como uma opção para se ter algum ganho, gerar rendar e melhorar o orçamento familiar. “A prática da arte estimular a criatividade também”, analisa.

Programação cinematográfica 

No dia 5 de dezembro, às 18h30, entra na telona do Contém Cultura a comédia Qualquer gato vira latas, de Tomás Portella e Daniela de Carlo; no dia 7, também às 18h30, outra comédia entra em cena, Os penetras, de Andrucha Waddington; no dia 8, às 17h, será a vez da exibição do filme fantasia, É fada, de Cris D´Amato. Às 18h30 do dia 12, será projetado o filme de suspense Isolados, de Tomás Portella; no dia 14, às 18h30, Colegas, uma aventura de Marcelo Galvão;Minha mãe é uma peça, comédia de André Pellenz, será a atração das 17h do dia 15. Janela da alma, documentário de Joao Jardim e Walter Carvalho será apresentado às 18h30 do dia 19.  No dia 21, às 18h30, será exibido o filme policial de José Padilha, Tropa de elite 2; no dia 22, às 17h, 2 Coelhos ganha espaço na sala multicultural. O filme de ação será apresentado às 17h. Polícia Federal – a lei é para todos volta à programação do dia 28. O filme do gênero policial será exibido às 18h30. Encerrando a programação do mês e de 2018, será apresentada, às 17h do dia 29, a comédia A mulher invisível, de Cláudio Torres.

O Contém Cultura é um projeto patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.