Programa Fomento Florestal Cenibra é alternativa de renda para produtores rurais

Divulgação/Emater
Decreto assinado pelo governador beneficia cerca de 8 mil pescadores
12 de novembro de 2018
Trilha na Fazenda Macedônia, área de 560 hectares,  um dos principais remanescentes de Mata Atlântica do estado
Bons resultados na biodiversidade valorizam manejo da Cenibra
13 de novembro de 2018

Programa Fomento Florestal Cenibra é alternativa de renda para produtores rurais

A produção de florestas renováveis de eucalipto, tem como base uma sólida parceria com a Cenibra

A produção de florestas renováveis de eucalipto, tem como base uma sólida parceria com a Cenibra

O Programa Fomento Florestal implanta florestas comerciais em propriedades rurais há mais de 30 anos. Além de ser um agronegócio lucrativo e uma alternativa para o produtor, a iniciativa também oferece benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, aquecendo a economia local, aumentando a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais, preservando as matas nativas e garantindo liquidez financeira do empreendimento. Os interessados em participar do programa podem contatar a CENIBRA pelo telefone 0800 283 3829.

Para participar do Programa de Fomento os produtores devem estar com o imóvel regularizado de forma fundiária e ambiental, trazendo vantagens ambientais para a própria propriedade perante os órgãos governamentais. O produtor deve disponibilizar áreas para os plantios, executar e acompanhar as atividades silviculturais, manter vigilância e proteção nas áreas plantadas, informar a empresa sobre eventuais anormalidades nas florestas e comercializar a madeira para a CENIBRA a preço de mercado. A empresa fornece ao produtor na modalidade  Fomento Convencional (plantio ou regeneração) os insumos (mudas, adubos e defensivos) na condição de bonificá-los na entrega da madeira, recurso financeiro onde é quitado no ato da entrega da madeira, assistência técnica durante as fases de plantio e colheita, IF (Inventário Florestal) e garantia da compra de madeira.

“Trata-se de um programa sólido, ético e com garantia de continuidade no plano de negócios da CENIBRA. Além disso, com o Programa de Fomento, o produtor tem mercado garantido, recursos (mudas/insumos e adiantamento financeiro), Liquidez (pagamento quinzenal), Preço competitivo de mercado e diversificação das atividades na propriedade” avalia o Diretor-Presidente Naohiro Doi.

Com o Fomento Florestal, a produção de florestas renováveis de eucalipto, tem como base uma sólida parceria, com transferência de tecnologias, financiamentos das atividades e fornecimento de insumos, mudas clonais e assistência técnica especializada. O Programa atua em 84 municípios mineiros e possui mais de 23.763 hectares de áreas fomentadas, com cerca de mil produtores parceiros.

Desenvolvido pela CENIBRA desde 1985, em parceria com o Instituto Estadual de Florestal (IEF), ao longo dos anos tem proporcionado alternativa de renda, trabalho e diversificação da produção no meio rural. A preservação ambiental é um dos pilares do Programa e desta forma, os produtores rurais estão cultivando florestas, reduzindo assim a pressão sobre as matas nativas, recursos hídricos e a fauna local.

Setor

No Brasil, o setor de árvores plantadas realiza o manejo de 7,84 milhões de hectares para fins produtivos e preserva uma área de 5,6 milhões de hectares. Com uma receita bruta que representa 6,1% do PIB Industrial (R$ 73,8 Bilhões), as empresas de base florestal geram no país 3,7 milhões de empregos diretos, indiretos e efeito renda. Além disso, as ações de Investimento Social Corporativo do setor beneficia 1,2 milhão de pessoas.

Serviço: Programa Fomento Florestal CENIBRA 0800 383 3829 ou (31) 3829-5117.