Aperam celebra 74 anos de muita história e sucesso

Usiminas-Usina
Usiminas celebrou 56 anos com bons índices econômicos
1 de novembro de 2018
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Crédito: Gil Leonardi/Imprensa
Desconto extra no IPVA será concedido a partir de 2019
5 de novembro de 2018

Aperam celebra 74 anos de muita história e sucesso

Aperam-aco-inox-462x308

Fundada em 31 de outubro de 1944, a empresa Acesita – Companhia Aços Especiais de Itabira, hoje, Aperam South America, comemora 74 anos de história e grandes conquistas. A primeira e única fábrica de aço inox da América Latina, nasceu com uma missão, que foi a construção de uma usina de aços especiais que fosse autossuficiente em matérias primas e energia, instalada junto às fontes de minério de ferro, de carvão vegetal e de queda d’água.

O sonho dos então fundadores da empresa, os engenheiros Amyntas Jacques de Moraes, Percival Farqhuar e Athos de Lemos Rache, se tornou realidade, e a siderúrgica consolidada em Timóteo, cresceu conquistando o mercado nacional e internacional no segmento de aço inox e aços especiais.
Ao longo dos anos, a empresa tem investido em pesquisas e tecnologia e o resultado, são produtos inovadores, de qualidade e competitivos. Neste ano, a Aperam cresceu e inaugurou uma nova linha de produção, maior e mais sofisticada. Com produção anual de 440 mil toneladas de carvão vegetal a partir de florestas renováveis, o maior forno de produção de carvão vegetal já construído, o FAP 2000 tem 2 mil metros cúbicos de capacidade e aumentou em média em 30% a produção do insumo que é 100% destinado para o parque siderúrgico da Aperam South America, em Timóteo, onde são fabricados aço inox e aços elétricos especiais.

Aço verde
O aço pela empresa produzido gera uma infinidade de produtos que abastecem o mercado doméstico, indústrias e grandes construções. Tudo isso, feito com uma grande preocupação, que é a redução de impactos ambientais e a preservação de recursos naturais. Com essa política de sustentabilidade, a empresa ganhou um título, inédito de ser a única produtora mundial do chamado Aço Verde. Isso significa que a Aperam South America é a única siderúrgica do mundo que utiliza exclusivamente o carvão vegetal em seu processo produtivo, abrindo mão do carvão mineral, que predomina na indústria.

Termômetro da economia
A Aperam, também tem desempenhado um papel importante, que é contribuir com o desenvolvimento da cidade que ganhou o título de “Capital do Inox”. Hoje, a siderúrgica fomenta a economia de Timóteo, gerando emprego e renda. O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Timóteo (Aciati) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maicon Reis, acredita que a Aperam é uma “força motriz” e age como uma engrenagem para a cidade. “A empresa hoje, é “termômetro” da economia.

Quando passa por alguma crise, isso reflete diretamente no município. Mas quando vai bem e o mercado está aquecido, a confiança do munícipe aumenta. Até mesmo nas ações da associação comercial, quando temos o apoio da Aperam,tudo flui melhor”, observou. Para Maicon Reis, o presidente da siderúrgica, Frederico Ayres, está conduzindo muito bem a direção da empresa, e com isso, dando mais tranquilidade ao timotense. “Parabéns à Aperam e muito sucesso”, finaliza.

Por sua vez, o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço – SINDIMIVA, Carlos Afonso, ressaltou que a Aperam tem um papel fundamental não só para Timóteo como para toda região. “A empresa é super importante para o setor que representamos que o metal mecânico. Muitos empresários apostaram e apostam na Aperam, e se desenvolvem a partir do serviço prestado a siderúrgica”, pontuou.

Nestes 74 anos, a Aperam, se firmou como referência, trazendo desenvolvimento e inovação para Timóteo e região. O brilho do inox reflete em um processo constante de crescimento, motivado por ações de sustentabilidade, inovação e responsabilidade social.