Stress pode estar ligado a maior incidência de câncer

IMG_8582
Sindivest apresenta tendências para o outono/inverno 2019
25 de outubro de 2018
Fotos: Aline Alves
Sinpava oferece curso de Panificação e Confeitaria
25 de outubro de 2018

Stress pode estar ligado a maior incidência de câncer

Arte Outubro Rosa

Ansiedade e stress podem estar ligados ao surgimento de tipos de câncer mais graves, de acordo com uma pesquisa feita com animais e publicada no periódico PLoS One. O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que, entre os camundongos que foram expostos a raios ultravioletas, os mais ansiosos foram os únicos a desenvolverem um tipo mais invasivo da doença.

De acordo com os autores da pesquisa, é importante diferenciar o stress ‘bom’ do ‘ruim’. O primeiro é aquele que motiva o funcionamento do sistema imunológico, preparando o corpo para enfrentar doenças, e pode ser exemplificado pela ansiedade antes de uma apresentação importante no trabalho. Já o stress ‘ruim’ rompe a capacidade de o organismo lutar contra esses ‘inimigos’ e enfraquece o corpo.

Os animais que foram classificados como os mais ansiosos tiveram mais tumores e foram os únicos a serem acometidos por formas invasivas da doença. Além disso, eles mostraram uma resposta imunológica mais fraca em frente ao câncer do que os outros.

Bancários e o stress

Os bancários igualmente passam por rotinas diárias de ansiedade e stress, o que, comprovadamente propicia o aparecimento de doenças. As mais recorrentes são LER, DORT e os transtornos mentais como depressão, chegando até mesmo ao suicídio. De igual forma o stress pode influenciar no aparecimento do câncer, bem como atrapalhar o tratamento.

Neste mês de outubro o câncer de mama e a saúde da mulher estão em foco. Durante todo o mês, dentro da campanha Outubro Rosa, realizadas ações de orientação sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.  O Sindicato dos Bancários de Ipatinga promoverá o 1° Chá das Mulheres Bancárias. No evento será abordada a importância da prevenção do câncer de mama por meio do auto exame e dos exames periódicos como mamografia, US de mamas, papanicolau (preventivo).

Segundo Helyany Gomes Oliveira, secretária de Saúde do Sindicato, o evento é importante porque às vezes as mulheres esquecem de priorizar a própria saúde. “Por mais que se comente sobre o tema prevenção e os números mostrem que nós mulheres vamos mais ao médico, ainda assim milhares de mulheres se esquecem de si mesmas, às vezes por cuidar da família, trabalho e tantas demandas que abraçamos.”

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Em 2018, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. Com isso espera-se que as mulheres cuidem-se mais para que não sejam acometidas pela doença e/ou sejam diagnosticadas/tratadas precocemente, em que o êxito do tratamento é melhor quando iniciando nos estágios iniciais da doença.