Fundação Aperam Acesita colabora para com o desenvolvimento de comunidades

O presidente Michel Temer durante cerimônia de instalação do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, no Ministério da Justiça.
Governo instala Conselho Nacional de Segurança Pública
18 de setembro de 2018
A Secretária de saúde destaca, ainda, que a reativação dos Corujões da Saúde depende diretamente da regularização dos repasses que estão em atraso por parte do governo estadual
Ipatinga suspende Corujão da Saúde por falta de repasses do Governo Estadual
18 de setembro de 2018

Fundação Aperam Acesita colabora para com o desenvolvimento de comunidades

Associação dos Agricultores Familiares do Córrego do Celeste em Timóteo.

A Fundação Aperam Acesita, desde a sua criação, em 1994, sempre se preocupou com o desenvolvimento das regiões onde atua. Por meio da Fundação, a  atua como agente facilitador e promotor do desenvolvimento das pessoas e da sociedade regional. Essa ação pode ser traduzida como oportunidade de fomentar o empreendedorismo, a sustentabilidade e o desenvolvimento das regiões. Para que isso aconteça, a empresa atua em parceria com variados segmentos locais, promovendo iniciativas comunitárias e projetos sociais de forma a torná-los autossustentáveis.

 Um exemplo disso é a Associação dos Agricultores Familiares do Córrego do Celeste, em Timóteo. No ano de 2008, os agricultores daquela comunidade resolveram se organizar, tendo como principal objetivo a prestação de serviços que pudessem contribuir para o desenvolvimento das explorações agropecuárias, visando melhorar as condições de vida de seus associados e familiares, além de contribuir para o desenvolvimento local. Segundo a presidente da associação, Marlene Carlos, o início foi muito desafiador. “Nós não tínhamos noção nenhuma de todo processo burocrático para formalizar o nosso grupo e começar a nos inscrever em editais”, relembra Marlene.

 Alguns anos após sua formalização, a associação recebeu um convite da Fundação Aperam Acesita para participar da Segunda Convocatória do Programa Por América. O objetivo da iniciativa era promover o desenvolvimento de base, fortalecer a organização e contribuir para a geração de renda da associação. “Nós ficamos muito felizes com o convite, pra gente seria um divisor de águas poder participar da seleção. Além disso, uma oportunidade de realizar novos projetos e expandir nossa associação”, destaca Marlene.

 Por meio da assessoria prestada à associação, a Fundação tinha como foco estimular a  comunidade a se apropriar dos seus projetos.

 Após muito trabalho e estudo, entre o desenvolvimento e ajuste do projeto, o resultado foi positivo. A associação foi contemplada pelo Por America, viabilizando o aperfeiçoamento do seu negócio. “Pra nossa associação a parceria com a Fundação, nesse processo foi fundamental pelo  nosso sucesso e crescimento como associação. Conseguimos expandir nossa atuação e, assim, nos profissionalizar. Somos muitos gratos à Fundação por tudo que aconteceu”, pontua Marlene.

 A partir de então, a associação ganhou expressividade e chegou a representar o Brasil em 2014 durante o encontro internacional “Organizações que Constroem Oportunidades – Iniciativas Comunitárias de Geração de Renda na América Latina”, realizado em Bogotá, Colômbia. E em 2015 participou do Encontro Nacional “Iniciativas Comunitárias de Geração de Renda no Brasil”, realizado em Vitória – ES, apresentando a bem sucedida experiência do projeto apoiado.

 Até hoje, a Fundação mantém a parceria com a associação, dando apoio aos seus trabalhos e projetos. De acordo com Marlene, após a parceria se formar, a associação ganhou força e crescimento. “Nosso trabalho se fortalece a cada dia mais graças à Fundação, que veio para nos apoiar e ajudar a crescer, desenvolver e profissionalizar”.