Gastronomia com Rock movimenta a economia em Fabriciano e valoriza a produção local e talentos da região

Acicel-CDL divulgamganhadores da Semana do Cliente
17 de setembro de 2018
O presidente Michel Temer durante cerimônia de instalação do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, no Ministério da Justiça.
Governo instala Conselho Nacional de Segurança Pública
18 de setembro de 2018

Gastronomia com Rock movimenta a economia em Fabriciano e valoriza a produção local e talentos da região

A mistura Gastronomia com Rock, temperada com ações educativas e valorização da produção local, deu liga e agradou o público em Coronel Fabriciano. Pelo menos 10 mil pessoas circularam pela Praça da Estação, no Centro, nos dois dias do festival.Durante o dia, oficinas de gastronomia na Carreta-Escola do Senac,Arena Cidadão do Futuro com apresentações de trabalhos dos alunos da rede municipal e aulas de cupcakes nutritivos e saborosos. À noite, shows com bandas regionais e praça de alimentação.

O festival também gerou oportunidades de negócios, renda extra e divulgação de novos produtos e marcas da cidade e região. A Prefeitura montou uma praça de alimentação e área kids com estrutura e acessibilidade. Participaram do evento 10 barracas e foodtrucks com pratos diversos, agricultura familiar e Arte Minas. Dentre os empreendedores presentes no Festival, os amigos da Confraria Cervejeiros do Vale do Aço. “Sempre que possível, participamos dos eventos da Prefeitura. A estrutura garantida faz toda a diferença para trazer lazer para a população e fomentar o empreendedorismo”, destaca o cervejeiro Fábio Luciano Nogueira.

Marcelo Luiz e Elizandra participaram pela primeira vez do evento. Eles vieram com um food truck de petiscos e se surpreenderam com a organização e o nível das bandas que apresentaram no festival. “Há três anos trabalhamos com sanduíches, petiscos e hamburgueria artesanal. Já participamos de festivais na capital mineira e em outros Estados. E o evento em Fabriciano em nada deixa a desejar. Fizemos boas vendas, novos contatos e temos a intenção de voltar a participar aqui na cidade”, elogia o empreendedor Marcelo Luiz.

GASTRONOMIA COM INGREDIENTES DE CASA

O Gastronomia com Rock também oportunizou a qualificação para profissionais e interessados no setor de alimentos. A parceria entre Prefeitura, Sindicato do Comércio do Vale do Aço (SINDCOMÉRCIO) e Senacgarantiu a realização de oficinas gratuitas culinárias com os chefs Valdecy Alves e Saulo Godoy, do Vale do Aço, pela Carreta-Escola do Senac. O diferencial foi o uso de ingredientes cultivados pela agricultura familiar da cidade, como a mandioca e banana.

“As oficinas oportunizam desmitificar a gastronomia, a troca de experiências e no caso de Fabriciano, valorizar o produtor local. Todo chef gosta de trabalhar com ingredientes frescos e que fazem parte da cultura local. Excelente a iniciativa da Prefeitura em optar por receitas que tiveram como base produtos cultivados pela agricultura familiar da cidade, que são versáteis e saborosos”, argumenta o chef Saulo Godoy.

Além do Senac e SINDCOMÉRCIO, o Gastronomia com Rock contou com o apoio da Padaria Dengosa, Denise Valverde Confeitaria, InterPonto – Soluções em Pontos e Acessos, InterTV dos Vales e ainda contou com ações da Associação Comercial de Coronel Fabriciano (Acicel/CDL).

 

CUPCAKES SABOROSOS E NUTRITIVOS

Anexo à Carreta-Escola do Senac, a Prefeitura também montou uma cozinha aberta, com oficinas de cupcakes nutritivos e saborosos, com o foco no público infanto-juvenil. As receitas foram desenvolvidas pelas nutricionistas das gerências de Segurança Nutricional e de Alimentação Escolar da Prefeitura com a participação dos alunos da E. M. Maria das Graças Ferreira, no Córrego Alto. No cardápio, bolinhos com biomassa e casca de banana verde, mandioca com coco e beterraba. “Aprendi a confeitar, preparar massa e é muito bom ensinar para as pessoas”, comenta Emily Domingos, 11 anos, que sonha em ser confeiteira.