O déficit habitacional e a situação atual das ocupações de áreas públicas em Timóteo foi tema de um encontro informal na sede da prefeitura na ultima semana, solicitado pelos movimentos de ocupações e pelas Brigadas Populares, organização que atua em várias frentes afins ao direito à moradia.
Seguindo a orientação do governo, a proposta é retomar o diálogo com as várias organizações e segmentos organizados da sociedade. Além do prefeito Douglas Willkys, participaram da conversa o secretário de Obras, Sérgio Martins Cruz, o secretário de Planejamento, Fabrício Araújo e o gerente de Habitação da prefeitura, Arístenes Giovanni.
Na oportunidade, as dificuldades que o município atravessa, bem como as dívidas herdadas de gestões anteriores forma abordadas durante o encontro. Arístenes Giovanni, o entanto, frisou que isso não será empecilho para avançar no debate sobre a regularização fundiária, a lei de zoneamento e demais questões importantes sobre a temática.
Outro ponto abordado no encontro foi a sugestão, por parte da administração, da retomada do Conselho Municipal de Habitação, que está desarticulado. Foi apontada a necessidade de envolver também outras instituições como o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço e outros atores nas discussões sobre essa questão.