APAC promove desenvolvimento de recuperandos por meio do edital de projetos da Fundação Aperam Acesita

O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes (Valter Campanato/Agência Brasil)
Abcam diz que entre 70% e 80% dos caminhoneiros já se desmobilizaram
28 de maio de 2018
Pediatria volta a funcionar nos finais de semana no Centro de Saúde João Otávio
28 de maio de 2018

APAC promove desenvolvimento de recuperandos por meio do edital de projetos da Fundação Aperam Acesita

APAC

A APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Timóteo, por meio do projeto Trabalho para conquistar, criou em sua sede uma fábrica de blocos e bloquetes para capacitar os recuperandos e prepará-los para a reintegração no mercado de trabalho após o cumprimento de pena. O projeto foi viabilizado após a associação ter sido beneficiada por meio do edital de projetos da Fundação Aperam Acesita.

 A fábrica de blocos tem a finalidade de contribuir para a inclusão econômica e social das pessoas com privação de liberdade, por meio do desenvolvimento de habilidade e competências no setor de construção civil, especificamente na produção de blocos de concreto.

Com o projeto de geração de trabalho e renda, a entidade trabalha com duas equipes de quatro pessoas cada, que desenvolvem o trabalho em dois turnos, manhã e tarde. Os recuperandos, por meio do trabalho, também conseguem a remissão de pena. A cada três dias trabalhados, a pena do recuperando um dia é subtraído da sua pena.

 De acordo com a coordenadora administrativa da associação, Aline Leal, por meio do trabalho desenvolvido pelos internos, é possível gerar fonte de renda para a APAC. “Além de capacitar essas pessoas, nós realizamos a venda dos blocos. Com isso, a APAC consegue angariar fundos para a melhoria da instituição. O edital foi de fundamental importância para o desenvolvimento deste projeto”.

 De acordo com um dos colaboradores da fábrica, a atividade é uma oportunidade de se preparar para sua reintegração no mercado de trabalho. “Tenho gostado muito de aprender a trabalhar com blocos e bloquetes. Pra mim, é muito gratificante poder aprender uma nova profissão que com certeza irá agregar na minha vida pós APAC”.

 A APAC Timóteo foi inaugurada em 2016 com o objetivo de acolher recuperandos em regime semi-aberto e aberto. O Centro de Reintegração Social consiste em um dos doze elementos fundamentais da metodologia APAC. O modelo se diferencia do prisional tradicional ao humanizar a pena de prisão e oferecer ao condenado condições de se recuperar com disciplina rígida associada ao respeito, à ordem, ao trabalho e ao envolvimento da família do sentenciado e da comunidade local.

Histórico

 Fundada pelo advogado e escritor Mário Ottoboni, a Apac é uma entidade civil que se dedica à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O método foi criado em 1974, com o intuito de manter um presídio sem policiais. O trabalho promove a valorização humana, vinculada à evangelização. A associação propicia a ressocialização do recuperando, que tem a oportunidade de trabalhar dentro do próprio presídio.