Seis postos de saúde estarão abertos em Timóteo

Colégio São Francisco Xavier garante presidência da Câmara Mirim
11 de maio de 2018
Adriano Alvarenga será empossado após comunicado feito pelo Cartório Eleitoral de Timóteo. Foto Arquivo
Geraldo Hilário é afastado e Adriano Alvarenga tomará posse nessa segunda (14) como prefeito de Timóteo
14 de maio de 2018

Seis postos de saúde estarão abertos em Timóteo

Neste sábado, 12 de maio, será a data de maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Gripe (Influenza). Seis postos de vacinação estarão abertos em Timóteo, das 8 às 17 horas, para intensificar a ação em pessoas que fazem parte do grupo de risco, as mais vulneráveis aos efeitos da gripe. A expectativa da Secretaria de Saúde de Timóteo, que realiza a campanha, é de imunizar aproximadamente 3 mil pessoas neste dia.

 

Dentre as pessoas que fazem parte do grupo, estão: crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatóide; pacientes com baixa imunidade, como pessoas com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, bem como adolescentes internados em instituições socioeducativas. As pessoas que não fazem parte do grupo e querem tomar a vacinar terão que ir a uma clínica particular.

 

O sistema imune demora, pelo menos, 14 dias para contrapor o influenza. Nesse tempo, ainda há o risco de contaminação do vírus. A eficácia da vacina contra o influenza chega a 70%, isto é, há poucos casos em que ela não surte efeito. Há quem pense que o imunizante provoca gripe, o que não acontece, uma vez que o vírus inativado não tem risco de contaminação. A vacina é importante porque ajuda a evitar muitas das complicações pós-gripe, como a pneumonia.

 

Postos

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Alegre, Macuco, Sede (Praça 29 de Abril), Cachoeira do Vale e os Centros de Especialidades do Primavera e Timotinho, estarão abertos das 8 às 17 horas deste sábado (21/05). Esclareça suas dúvidas sobre a vacina no site do Ministério da Saúde: http://www.saude.mg.gov.br/gripe