FIEMG lança Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva

Durante o evento estiveram presentes acadêmicos de diversas fases do curso de Medicina.
Liga de Gastroenterologia e Hepatologia discute a “cirurgia da obesidade”
9 de maio de 2018
Fabriciano realiza campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
10 de maio de 2018

FIEMG lança Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva

Fotos: ASCOM

Fotos: ASCOM

Em 2018 a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) executará a segunda edição do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), em parceria com os Sindicatos (SINROCHAS, SINDIEXTRA, SINDIFER e SILEMG), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG).

 Segundo Rone Frank, analista ambiental da FIEMG Vale do Aço, o objetivo do programa é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.

 O programa será realizado em três etapas e de forma setorial, tendo como foco as indústrias de Ferro Gusa, Laticínios, Rochas Ornamentais e Extração de Areia, distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.

 A primeira etapa do Programa iniciou na manhã desta terça-feira, 08/05, no auditório da FIEMG, em Ipatinga, com o Workshop de lançamento do FAPI Setorial 2018 que orientará as indústrias dos setores relacionados, demonstrando como desenvolver as atividades de maneira ambientalmente adequada, por meio de balcões de atendimento (SEMAD e FIEMG) e acompanhamento técnico e jurídico através do Programa Minas Sustentável.

 A segunda etapa será de Fiscalização e ocorrerá após 90 dias da etapa de lançamento do Programa, onde os empreendedores serão orientados a possuir/obter e disponibilizar todos os documentos e informações necessárias para o recebimento da fiscalização pela SEMAD. Já a terceira etapa, será de Monitoramento: mecanismos para aferir a efetividade das ações desenvolvidas pelo FAPI; adoção de parâmetros indicativos da qualidade ambiental das regiões e índices de regularidade dos empreendimentos fiscalizados.

 “O trabalho levará em conta a especificidade de cada localidade e dos setores industriais envolvidos para estimular o setor empresarial a realizar todos os processos ambientais de forma correta, evitando multas e transtornos futuros”, explicou o Superintendente de Estratégia e Fiscalização Ambiental da SEMAD, Flávio Aquino.

 Minas Sustentável

 Para dar suporte aos setores, o Programa Minas Sustentável, que desde 2012, incentiva e orienta os empresários a adotarem processos mais sustentáveis e eficientes, apoiará o FAPI.

 Criado pelo Sistema FIEMG há seis anos, a iniciativa já atendeu mais de 9.000 empresas em 416 municípios do estado. Os atendimentos auxiliam gratuitamente as empresas na obtenção das respectivas licenças ambientais, financiamentos, implantação de medidas de ecoeficiência e capacitação.

 Mais informações no site http://www.fiemg.com.br/fapi/