Timóteo apresentou risco médio no segundo LIRA

Boleto com nome similar ao SPC Brasil tem causado confusão entre os empresários
Empresários são alvo de novo golpe do boleto bancário
25 de abril de 2018
Divulgação
DEER garante continuidade da pavimentação da LMG 760
25 de abril de 2018

Timóteo apresentou risco médio no segundo LIRA

A Secretaria de Saúde de Timóteo informou o resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) de abril 2018. A pesquisa larvária apontou 3,3% de infestação predial, índice de médio risco,   considerado estado de alerta no município.

De acordo com César Luz, secretário de Saúde, a situação é preocupante. “Temos nos mobilizado durante o ano todo realizando um trabalho contínuo e sistemático de combate. Nós, mais uma vez, comprovamos por meio do LIRA, que os principais depósitos são peridomiciliares, ou seja, vasos, depósitos de água parada no quintal das casas, ítens que fazem parte do lixo, de inservíveis, que se tornam criadouro para o Aedes. Precisamos contar com do apoio da população sempre”, enfatiza o secretário.

Bairros

O Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses vem monitorando os bairros com maiores índices de infestação no município, que de acordo com o segundo LIRA são: Grota dos Vieiras, Alegre, Nova Esperança, Recanto Verde, Limoeiro, Santa Terezinha, Timirim, João XXIII, Primavera, John Kennedy, São José, Ana Malaquias, Novo Tempo e Ana Moura. As ações de combate consistem na realização de mutirões de limpeza, bloqueio de transmissão com bomba UBV costal motorizada, tratamento focal com larvicida, carro fumacê, além de palestras sobre educação em saúde e mobilização social para estimular a consciência individual e coletiva dos indivíduos. Além disso, a Secretaria de Saúde conta com 50 agentes de endemias, contingente significativo para cobrir todas as regionais do município.

Fumacê

O carro fumacê percorreu os bairros já citados acima no período de 12 a 15 de abril e incluiu o distrito de Cachoeira do Vale, Nova Esperança e Ana Malaquias. A aplicação do UBV veicular é autorizada pelo Estado de acordo com critérios técnicos, quando a localidade atinge mais de 300 casos notificados.

 

Fonte : PMT