Mudanças no licenciamento ambiental de Minas Gerais é tema de palestra na FIEMG

Facebook admite que coleta dados de quem não tem conta na plataforma
11 de abril de 2018
Governo do Estado abre edital para contratação de brigadistas
11 de abril de 2018

Mudanças no licenciamento ambiental de Minas Gerais é tema de palestra na FIEMG

Divulgação

Divulgação

Empresários e profissionais da área de meio ambiente participaram nessa terça-feira, 10, das palestras sobre Licenciamento Ambiental e Aplicações conforme a Deliberação Normativa (DN) 217/2017 e alterações da DN 74, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG Regional Vale do Aço.

De acordo com Adilson Santos, diretor técnico de regularização ambiental   Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SUPRAM Leste de Minas, a palestra abordou os principais impactos da alteração da DN 74, esclarecendo as novas formas de enquadramento das  atividades, que foi uma das principais mudanças da deliberação. “Antes o enquadramento se dava com base no porte e potencial poluidor das empresas, e hoje temos o critério ocupacional, que também deverá ser considerado”, disse.

O diretor alertou ainda sobre a necessidade de readequação imediata das empresas: “Aquelas que já estão em fase de regularização deverão readequar os seus processos, e aquelas que irão iniciar terão que se atentar, desde já, aos novos critérios de licenciamento”, acrescentou.

Para o gerente de Meio Ambiente do Sistema FIEMG, Wagner Soares, as mudanças darão celeridade aos processos de licenciamento. “Algumas burocracias existentes foram eliminadas e isso muda o planejamento da indústria. Quando ela tomar a decisão de se instalar em algum lugar, deverá se atentar, também, ao georreferenciamento da área, através de um sistema que identifica todas as restrições ambientais daquela região”, disse o gerente.

“O estudo da área terá uma maior complexidade, com a inclusão do licenciamento no cadastro. O órgão ambiental ficará sabendo que você existe, onde está, quais são as regras ambientais do local em que está instalado e se a empresa está cumprindo tais regras”, afirmou Wagner. “O que vemos, então, é que o estado diminuirá a burocratização inicial e fará uma fiscalização mais intensa, mais severa”, finalizou.

Para mais orientações sobre o tema, os interessados deverão entrar em contato com Rone Frank, analista ambiental da FIEMG Regional Vale do Aço, pelo telefone 3822-1414.