

O secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Coronel Fabriciano, vereador Leandro Xingó, Xingozinho, deixa o cargo que ocupa no executivo municipal e confirmou à imprensa sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Vale do Aço pelo PSC (Partido Social Cristão). O anúncio foi feito sexta-feira (06), no gabinete do prefeito Dr. Marcos Vinicius, com a presença do ex-prefeito e atual vereador Paulo Antunes, do presidente da Acicel/CDL, Ismá Canedo e vereador suplente e ex-prefeito, Paulo Antunes.
Indagado pela imprensa, Xingozinho explicou que decidiu concorrer às eleições gerais em outubro próximo após o chamamento de importantes lideranças empresariais, políticas, entidades sociais e da sociedade civil do Vale do Aço. “Não é um desafio pessoal. É um compromisso coletivo de promover a renovação política tão almejada pela população. O Vale do Aço é uma região de grande relevância para o Estado, no entanto vem perdendo representatividade política nos últimos anos. Têm momentos na vida que é preciso renovar as energias edisponibilizar ‘sangue novo’para garantir investimentos para saúde, infraestrutura e segurança pública dos nossos municípios. E a hora é agora”, afirmou.
O prefeito Dr. Marcos Vinicius agradeceu Xingozinho pela “boa atuação” durante sua permanência na secretaria. “Apesar do pouco tempo, ele conduziu muito bem o trabalho, oxigenou a pasta e avançou no desenvolvimento econômico. Leandro Xingó é batalhador, esforçado, defende o coletivo e vai representar muito bem os municípios do Vale do Aço na Assembleia Legislativa e tem o meu apoio”, avaliou o prefeito de Coronel Fabriciano. Paulo Antunes demonstrou apoio. “Xingozinho sempre foi um vereador atuante, fez um bom trabalho como secretario e acredito vai trabalhar em prol da nossa na Assembleia Legislativa.Ismá Canedo, presidente da Acicel/CDL também acompanhou a coletiva. “Tenho uma ótima relação com Xingozinho, torço e desejo sucesso na sua jornada”, completa.
Apesar de ser um representante novo, Xingozinho se diz preparado para representar a nossa região. “Sou jovem. Mas aprendi muito nos dois mandatos como vereador e nos quatro meses como secretário municipal que experiência se adquire enfrentando os desafios”, acentuou Leandro Xingó. O nome de Xingozinho para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa vem respaldado por importantes lideranças regionais, sendo a principal delas o prefeito de Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, além do empresário Ismá Canedo,do ex-prefeito Paulo Antunes, dentre outros.
Durante a coletiva, o pré-candidato a deputado estadual já demonstrou disposição de debater os grandes temas regionais e provocou os atuais representantes da região. “Prometo a população do Vale do Aço que não farei promessas eleitoreiras, como pavimentar a MG 760, reformar a ponte que liga Timóteo e Fabriciano. São mentiras que a população cansou de ouvir e não tolera mais a mesmice de 4, 6 , 8 anos”, criticou. “Comprometo-meque a região terá um representante leal, transparente e determinado para desenvolvê-la e recuperar o respeito perdidos nos últimos quatro anos pelo governador do estado”, completou.
GESTÃO POSITIVA
De janeiro a abril deste ano, a administração municipal, por meio da Secretaria, desenvolveu importantes ações de fomento à economia, turismo e cultura da cidade. Destaque para 1º Festival Gospel, sucesso de público e organização; diminuição do tempo de abertura de novas empresas e crescimento dos MEIs; convênio com o Sistema Fiemg, que já oferta 20 vagas no curso de solda. A compra institucional da agricultura familiar foi recorde e o município passou a contar com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para orientar e licenciar fabricantes de produtos de origem animal.
Neste período, a secretaria também conseguiu avançar em projetos relevantes para a cidade. A revitalização da Feira Livre, atrás da Rodoviária Velha, já tem recursos de R$ 300 mil assegurados. Dentro de alguns dias, Coronel Fabriciano também vai ganhar o Centro de Empreendedorismo, Turismo e Cultura, onde funcionarão, de maneira integrada, setor administrativo da secretaria, biblioteca, museu, Circuito Mata Atlântica de Minas, café cultural, mini-auditório, galeria e a Sala Mineira do Empreendedor, novo programa que a Prefeitura traz em parceria com o Sebrae e a Jucemg.
LEGISLATIVO
Xingozinho assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, em janeiro deste ano, atendendo ao convite do prefeito Dr. Marcos Vinicius. Antes, ele presidiu o Legislativo e teve uma atuação bastante elogiada: realizou concurso público da Câmara, reduziu cargos de confiança, gerou uma economia de R$ 400 mil devolvidos aos cofres do município e aplicados no custeio Hospital Dr. José Maria de Morais.
Com o desligamento do Executivo Municipal, ele volta à vereança. No entanto, o vereador antecipou em que às vésperas da eleição deixará a Câmara Municipal para se dedicar integralmente a campanha. “A Lei não me obriga. Mas sairei tranquilo por o nosso suplente é o ex-prefeito Paulo Antunes, homem de conduta ilibada, que representou tão bem os interesses da nossa população no Legislativo no período em que estive secretário”, conclui.
Vereadores da Comissão se reúnem com profissionais da Secretária de Educação da Prefeitura de Timóteo