Saúde intensifica ação contra o Aedes aegypti em Timóteo

Divulgação
Vereador Xingozinho deixa secretaria e confirma pré-candidatura a deputado estadual
9 de abril de 2018
Prazo para tirar título de eleitor e transferir domicílio termina em 9 de maio
10 de abril de 2018

Saúde intensifica ação contra o Aedes aegypti em Timóteo

A Secretaria de Saúde de Timóteo intensifica ação contra o mosquito causador da Dengue, Chicungunya e Zica nos bairros com aumento de casos notificados. Na semana de 9 a13 de abril, os agentes de endemias continuarão o trabalho nos bairros Cachoeira do Vale, Timirim, João XXIII e Córrego do Caçador.

As atividades de rotina contribuem para a redução da infestação por Aedes aegypti e evitam a sua reintrodução em outras áreas. A intensificação do combate ao vetor impede o aumento do número de casos no bairro. Na terça-feira (10), a ação focará os moradores do Córrego do Caçador. Do dia 11 a 17 de abril, os agentes estarão no Cachoeira do Vale.

De acordo com Josélia Bastos, gerente de Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses, a sensibilização dos moradores ocorre rotineiramente. “As pessoas já sabem o que devem fazer e mesmo assim, durante as visitas, nos deparamos com focos do mosquito que já deveriam ter sido retirados dali”. A gerente insiste na necessidade de denunciar os moradores displicentes que acabam por comprometer a própria saúde e a do seu vizinho. “Trabalhamos a educação em saúde e a mobilização social para fortalecer a consciência individual e coletiva. Esperamos a colaboração de todos, isso é parceria”, frisa Josélia Bastos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as aplicações de inseticida a ultra baixo volume são utilizadas para interromper a transmissão (eliminação de fêmeas infectadas) e são programadas para repetições semanais. As ações de rotina (visita casa a casa, mobilização da população, mutirões de limpeza em parceria com a Secretaria de Obras) são reavaliadas e reiniciadas imediatamente.  Os larvicidas, são empregados somente nos recipientes que não podem ser removidos, destruídos, descartados, cobertos ou manipulados de forma que se tornem incapazes de permitir a reprodução do vetor.

Fonte : PMT