Câmara homenageia mulheres de Timóteo no Dia Internacional da Mulher

Em sua 22ª edição, a galeria do centro cultural recebe diversas artistas do Vale do Aço e região
Exposição, música e teatro abrem o mês de março na Fundação Aperam Acesita
8 de março de 2018
Dia da Mulher (2)
Assistência Social da prefeitura de Timóteo homenageia as mulheres
8 de março de 2018

Câmara homenageia mulheres de Timóteo no Dia Internacional da Mulher

Lúcia Helena Ferreira Silva, copeira da Câmara Municipal de Timóteo

Lúcia Helena Ferreira Silva, copeira da Câmara Municipal de Timóteo

O dia 8 de março foi instituído internacionalmente como Dia das Mulheres, quando, em 1857, centenas de operárias morreram lutando por seus direitos. As mulheres vêm lutando para ocupar seu espaço devido na sociedade desde antes dessa época e não é diferente agora, diversos movimentos e atividades são realizadas em prol dessa finalidade. Mesmo em meio à essas lutas elas não deixam de se doar ao outro sendo a filhos, maridos, família, mostrando que por trás de toda sua firmeza há também doçura e carinho.

Pensando em todas as inumeráveis características das mulheres, a Câmara de Timóteo vai homenageá-las durante o mês de março com histórias de mulheres que fazem a diferença com sua força e dedicação.

A primeira história a ser contada é a da copeira da Câmara Municipal de Timóteo, Lúcia Helena Ferreira Silva. A servidora, que é chefe de família, conseguiu auxiliar os três filhos a se formarem em Direito, Odontologia e Técnico em Enfermagem e já espera fazer o mesmo com os três netos.

Lúcia vê a falta de reconhecimento das mulheres como o maior desafio atualmente. “Nós sempre ganhamos menos que eles e somos menos valorizadas. O homem sempre leva vantagem”, explica.

Como chefe de família, ela afirma serem normais as jornadas duplas e triplas na vida das mulheres. “Existem homens que também são pais e mães, mas a sobrecarga maior, sem dúvida, é nas mulheres. O fato de ter filhos agrava isso, porque ser mãe acontece 24h por dia. Você tem que ser uma boa administradora para viver essas 24h e conseguir ser mulher, pois você é muitas em uma só”, conta.

Lúcia analisa que não é impossível conciliar o lado profissional como o ser mulher. “Não é fácil, mas temos que arregaçar as mangas e trabalhar para dar certo. Meus pais me prepararam para a vida, então isso me ajudou bastante”, relata.

Para o futuro Lúcia indica como desafio a luta diária da mulher. “Já conseguimos um espaço muito grande em todos os setores, somos reconhecidas, mas precisamos de mais. Acho que vale a pena continuarmos nessa luta, principalmente para sermos excelentes profissionais e mulheres”, conclui.