Fiemg tem participação efetiva no Fórum Mundial da Água

Grazielle Araújo Martins Torres Torquetti (representante da sociedade civil - Fundação Emalto) e a presidente
Conselho Municipal de Assistência Social de Timóteo elegeu a nova mesa diretora
28 de fevereiro de 2018
A proposta do encontro foi direcionar  e oportunizar cursos de profissionalização e integração social para a comunidade
Encontro apresenta cursos do Senar a produtores rurais da região
28 de fevereiro de 2018

Fiemg tem participação efetiva no Fórum Mundial da Água

Fórum-Mundial-da-Água---preto-Português

Maior encontro internacional sobre recursos hídricos, o 8º Fórum Mundial da Água 2018, que será realizado em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março, terá participação efetiva da indústria. O Sistema Fiemg atuará com foco na importância de Minas Gerais para a geração e abastecimento de água no país. A entidade contará com um estande onde apresentará a situação de Minas em relação à distribuição de água para outros estados brasileiros e, ainda, a influência do sistema hidrográfico mineiro no abastecimento de países limítrofes.

Rodadas de negócios estão sendo agendadas para que empresas mineiras tenham oportunidade de apresentar a potenciais parceiros nacionais e estrangeiros produtos e soluções inovadores para o uso racional e sustentável do recurso. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum contará com mais de 200 debates e sessões sobre o tema. As atividades serão realizadas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O evento terá ainda uma área de exposições (EXPO), no Estádio Nacional Mané Garrincha, destinada aos pavilhões de países e às empresas e instituições interessadas em vender produtos e serviços. Serão 53 estandes, com a participação de países como Portugal, Espanha, Marrocos, México, China, Inglaterra, Israel, Palestina, Suíça, Senegal, Holanda, França, Estados Unidos, Turquia, Coreia e Japão. Entre os dias 18 e 23 de março, cerca de 45 mil pessoas de mais de 150 países devem passar pelo evento, em Brasília.

 

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos, uma iniciativa do Conselho Mundial da Água (WWC, em inglês), organização internacional com sede em Marselha, França. O evento é organizado no Brasil pelo WWC, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal.

 

8º Fórum Mundial da Água – Brasília

Programação

18/03

10h – Water Business Day – Evento, que terá participação efetiva do Sistema Fiemg, é uma iniciativa única do setor empresarial, em preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá de 18 a 23/03. Local: Sede da CNI – Brasília

 19/03

9h30 – Abertura Oficial do 8º Fórum Mundial da Água – Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Estande do Sistema Fiemg – Estádio Nacional Mané Garrincha

19/03

Ciclo de palestras

14h – Da Simbiose Industrial para a Economia Circular – Guilherme da Mata Zanforlin – Analista Ambiental do Sistema Fiemg

20/03

11h – Minas Clima – Programa Economia de Baixo Carbono – Adriano Scarpa Tonaco – Analista Ambiental do Sistema Fiemg

12h – Seminário de Atração de Investimentos para Minas Gerais: oportunidades de negócios e investimentos – Priscila Gomes da Silva – Analista de Negócios do Sistema Fiemg

 

21/02

14h – Impacto da Atividade Industrial na Bacia do Rio Das Velhas – Irany Braga – Consultora do Sistema Fiemg / Deivid Lucas – Analista Ambiental do Sistema Fiemg

 

22/02

9h – Encontro de Negócios – Organizado pela Rede CIN, coordenada pela CNI, evento terá participação da Fiemg por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN/MG).  Objetivo é viabilizar parcerias e investimentos em soluções para o consumo eficiente da água na indústria.

Water Business Day: evento com foco em negócios

Iniciativa prepara o setor empresarial para o 8º Fórum Mundial da Água

 

Secretária-executiva do Cema, Patrícia Boson, discutirá ferramentas para enfrentar escassez hídrica

Secretária-executiva do Cema, Patrícia Boson, discutirá ferramentas para enfrentar escassez hídrica

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e com a Rede Brasil do Pacto Global realiza, em 18/03, em Brasília, o Water Business Day. O evento, que terá participação efetiva do Sistema Fiemg, é uma iniciativa única do setor empresarial, em preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá de 18 a 23/03, também em Brasília.

 

O Water Business Day vai tratar de abordagens e soluções inovadoras para garantir e compartilhar a água no setor industrial. O evento vai reunir lideranças empresariais e contar com a participação de associações setoriais, federações de indústria e organismos internacionais. A secretária-executiva do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente (Cema) da Fiemg, Patrícia Boson, será uma das moderadoras do painel “Riscos Associados à Água – Métricas, Monitoramento e Relatoria.

“Vamos debater, especialmente, a forma como as empresas devem encarar a questão da água diante das alterações climáticas e do cenário de escassez e aumento de demanda do recurso”, afirmou Boson, em reunião do Cema, no dia 20/02.

O primeiro desafio, segundo ela, é trabalhar para transformar o modelo mental do processo produtivo. “É preciso enxergar a água como recurso estratégico. Medir gota a gota agora é de lei”, alertou.

A outra frente de ação é buscar soluções tecnológicas inovadoras que ajudem a diminuir a dependência da água na produção. E, por fim, investir no tratamento de efluentes e no reaproveitamento dos recursos hídricos. “Quanto mais fechado o circuito, melhor”, explica Boson.

O resultado do evento será apresentado em uma sessão especial do 8º Fórum Mundial da Água, quando o setor empresarial vai convidar representantes da academia, governos, organizações multilaterais e organizações da sociedade para debater suas mensagens.

 

Encontro de Negócios mobiliza indústrias

Fórum Mundial da Água é oportunidade para divulgar produtos e soluções e estabelecer parcerias

Além das discussões sobre o uso da água, o 8º Fórum Mundial da Água contará com um Encontro de Negócios, no dia 22/03, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.  Organizado pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento terá participação da Fiemg por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN/MG).

O objetivo é viabilizar parcerias e investimentos em soluções para o consumo eficiente da água na indústria, como infraestruturas e insumos para aproveitamento, coleta, reúso, tratamento e dessalinização da água. O evento reunirá empresas, governos e instituições que atuam em diversos temas ligados à água.  A estimativa é de que 200 organizações participem das reuniões.

Além de empresas, instituições brasileiras e estrangeiras também são convidadas a compor as rodadas de negócios, focadas na cooperação e compartilhamento de tecnologias para o consumo sustentável de recursos hídricos.  As inscrições para o Encontro de Negócios podem ser feitas até o dia 15 de março, exclusivamente pelo site: https://brookerageevent-worldwaterforum8.b2match.io/