Presidente do Peru pede calma e diz que governo está atendendo a emergências

CORUJÃO 02
Prefeitura de Cel. Fabriciano faz balanço de atendimentos de 2017
11 de janeiro de 2018
O infectologista do Hospital Márcio Cunha, Aloísio Benvindo de Paula destaca a necessidade de informar todos os sintomas ao médico
Hospital Márcio Cunha alerta sobre doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti no Vale do Aço
15 de janeiro de 2018

Presidente do Peru pede calma e diz que governo está atendendo a emergências

terremoto

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, pediu “calma e tranquilidade” aos moradores da região Sul do país, que foi afetada neste domingo (14) por um terremoto de 6,8 graus de magnitude, e assegurou que o governo já está atendendo a emergência. As informações são da Agência EFE.

“Calma e tranquilidade, o governo está se ocupando de tudo, por isso estou aqui, poucas horas depois de ter acontecido”, declarou Kuczynski a jornalistas após chegar em um helicóptero à cidade de Chala, na região de Arequipa e uma das afetadas pelo sismo que deixou, pelo menos, um morto e mais de 60 feridos, segundo números oficiais.

O governante, que chegou a Chala junto com a ministra de Energia e Minas, Ángela Grossheim, destacou que, diante da emergência, “felizmente o governo está atuando” e o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) já enviou ajuda de emergência e barracas para os afetados em vários distritos da região de Arequipa.

“Será enviado tudo o que necessitam”, enfatizou, antes de indicar que ainda não se sabe o número definitivo de vítimas nem de danos.

O sismo ocorreu às 4h18 (horário local, 7h18 em Brasília). O chefe do Indeci, Jorge Chávez, declarou que os feridos foram atendidos em diferentes locais da província de Arequipa.

Chávez declarou ainda que em Chala há 30 imóveis afetados pelo tremor e que os feridos da região sofreram lesões de menor gravidade do que as reportadas em Acarí, Bella Uníon, Yauca, Cora Cora e Nazca.

O epicentro do sismo se localizou no oceano Pacífico, a 56 quilômetros da cidade costeira de Lomas e a 48 quilômetros de profundidade, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP).

O tremor teve uma intensidade de VI na escala de Mercalli, considerada pelos especialistas como “forte”.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que o terremoto teve magnitude de 7,1 graus e anunciou que nenhum alerta de tsunami foi ativado, uma informação confirmada posteriormente pela Marinha de Guerra do Peru.

 

Da EFE

Agência Brasil