Mercado espera avanço nas vendas nesse fim de ano

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Mercado espera avanço nas vendas nesse fim de ano

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Para muitos segmentos do mercado o ano de 2017 já acabou, mas para o comércio ainda há muito por acontecer. É justamente no apagar das luzes do ano e no acender do pisca-pisca, que reside às maiores expectativas do seguimento. Nesse ano em especial, as perspectivas no cenário nacional e regional é de aumento no volume de vendas em relação ao ano anterior. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) após dois anos de recessão e queda nas vendas do comércio, o setor dá sinais de reação, a entidade prevê crescimento de 4,3% nas vendas.

A inflação que comprometeu o poder de compra das famílias deu trégua este ano, e com a desaceleração dos preços e juros caindo, há melhores condições de compras de produtos à vista ou prestações mais ajustáveis ao orçamento.

Emprego

Um fator também relevante é a melhora na empregabilidade nos últimos meses.  Após o índice de desempregados ter atingido quase 14% da população ativa, houve aumento das contratações – a princípio, em regime informal, e, mais recentemente, com carteira assinada. Tal cenário também tem peso na geração de vagas temporárias no comércio, que devem crescer 9,6% em relação ao ano passado. A CNC projeta a geração líquida de 73,1 mil vagas temporárias.

Mais dinheiro

Além do tradicional 13° salário, outro fator que pode impulsionar as vendas é a injeção de R$ 15,9 bilhões na economia feita através dos saques das contas do PIS/PASEP. A medida, autorizada pelo governo, deve favorece cerca de 8 milhões de consumidores.

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela CNC alcançou 81,7 pontos em dezembro de 2017, o maior nível do indicador desde agosto de 2015, quando estava em 81,8 pontos. Diante desse cenário, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), segundo o CNC também melhorou e atingiu 109,3 pontos no mês de novembro, mantendo-se acima da zona de indiferença (100 pontos). Na comparação com outubro, o indicador evoluiu 1,9% com ajuste sazonal. Já comparado a novembro do ano passado, o aumento foi de 10,6%.

No Vale do Aço as respectivas associações comerciais e CDL também acreditam no aumento das vendas. A Aciati/CDL (Timóteo), a Acicel/CDL (Cel. Fabriciano) e Aciapi e CDL (Ipatinga) promoveram ações para incrementar as vendas.

Timóteo

Em Timóteo a Aciati/CDL promovem um Natal diferenciado, com varias novidades. De acordo com presidente da entidade Ronam Delfim Machado, as expectativas são de melhora nas vendas em relação ao ano anterior. “Já constatamos isso mesmo antes do final de semana que antecede o natal. Fizemos um levantamento prévio, e a campanha de natal realizada pelas entidades Aciati/CDL já promoveram um valor de quase um milhão de reais em vendas,” diz Ronam.

O presidente da Aciati/CDL enumera algumas ações. “Temos muitas ações acontecendo desde novembro, como o projeto Comércio Conectado, que disponibiliza wifi de graça para as pessoas no centro norte de Timóteo. Além disso, participamos ativamente do projeto Comércio Seguro, realizado principalmente pelo Consep e a PMMG, colocando câmeras de segurança nos principais pontos do centro. Especificamente para o natal construímos a Terra Encantada do Papai Noel, com uma programação bastante intensa: chegada do Papai Noel no caminhão de bombeiros, show da orquestra de câmara do Sesc, passeios de trenzinho, brinquedos, shows com artistas da cidade e horário especial de funcionamento do comércio”, enumera Ronam.

Cel. Fabriciano

O município de Cel. Fabriciano tem no comércio sua principal atividade econômica. O presidente da Acicel/CDL Marco Túlio Lamounier destaca o trabalho realizado durante todo o ano. “Fizemos um trabalho o ano todo de fomentar o comercio de Fabriciano, e também uma boa programação de Natal. Estamos com a campanha de Natal com prêmios, atraindo consumidores para o município”.

O presidente da Acicel também acredita que as vendas no período  serão melhores que no ano anterior. “Por estar sendo um pouco melhor que 2016, esperamos um aumento nas vendas em torno de 3% a 5%”, destaca  o presidente.

Ipatinga

Em Ipatinga a Aciapi em parceria com CDL também se movimentaram. De acordo com o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi Oliveira, uma das primeiras preocupações foi intensificar os treinamentos e qualificação para que o comércio varejista atenda com excelência. As entidades também colocaram na rua uma boa campanha promocional. “São 20 prêmios em alusão aos 20 anos da associação. Vamos sortear um Fiat Mobi 1.0 0 km. 10 TVs de LED 32 e 9 smartphones. Acreditamos ser essa uma das ferramentas para fomentar o comercio local”.

O presidente da Aciati acredita que esse será um Natal melhor que o anterior. “No ano passado estávamos numa crise industrial e a retoma da Usiminas, gera mais confiança no consumidor e movimenta toda uma cadeia que certamente favorece o comercio. O inicio de reação da economia em geral ajuda a fomentar o comercio”.

Cláudio lembra o diálogo com a prefeitura municipal para a retomada do estacionamento no centro. “Com a volta do estacionamento rotativo há mais vagas no centro. Vale lembrar que Ipatinga é o maior pólo comercial da região com vários centros comerciais também nos bairros, o que acaba atraindo mais consumidores”, destaca Zambaldi.

Horário

As cidades de Timóteo, Cel. Fabriciano e Ipatinga funcionarão nos mesmos dias e horários: 20/12 a 22/12 9h às 21hs, 23/12 9h às 18hs, 24/12 9h às 17hs e no dia 26 comércio estará fechado.