Voluntários e projeto Pernas de Aluguel promovem inserção em corrida de rua no Vale do Aço

O Prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário Torres e secretário, Jacob Ricardo estiveram em obras no bairro Alegre
Geraldo Hilário visita obras de pavimentação no Bairro Alegre
23 de outubro de 2017
WORKSHOP SIMPLES NACIONAL
Simples Nacional será tema de workshop na FIEMG
24 de outubro de 2017

Voluntários e projeto Pernas de Aluguel promovem inserção em corrida de rua no Vale do Aço

A chegada de Brendaw emocionou família, voluntários e participantes da corrida

A chegada de Brendaw emocionou família, voluntários e participantes da corrida

Emoção, superação, realização de sonhos. Estes foram os sentimentos que marcaram o dia de cinquenta condutores voluntários, de dez crianças deficientes motoras, familiares e organizadores do projeto Pernas de Aluguel, realizado neste domingo,22, em parceria com a Clínica Logos, pela primeira vez no Vale do Aço.

Em meio aos diversos atletas que participam do tradicional Circuito Unimed de Corrida de Rua, 50 condutores estampavam sorrisos no rosto e vibravam com familiares e sociedade ao atuarem como pernas de aluguel das crianças em seus triciclos, percorrendo o trajeto de 5km. “Anjos não correm, anjos voam. Foi uma experiência sensacional poder participar deste projeto e sentir a emoção de cruzar a linha da chegada. Ver o sorriso dessas crianças fez o nosso coração bater ainda mais forte”, disse Lucas Assis, condutor e voluntário responsável em recrutar pernas de aluguel.

Projeto Pernas de Aluguel promoveu momento único

Projeto Pernas de Aluguel promoveu momento único

Para os familiares, a emoção foi ainda maior. “Foi um momento único. O Brendaw ficou muito emocionado, muito feliz e vibramos cada minuto com ele e com as outras crianças que cruzavam a linha de chegada. Somos muito gratos por essa iniciativa da clínica e de cada voluntário que propiciou este momento. Não conseguíamos imaginar a felicidade de uma experiência como esta.”, disse Adelaide Soares, mãe de Brendaw.

“Fiquei muito emocionada quando vi a Carol, ‘aquele pingo de gente’ correndo na maior alegria e interagindo com o público que a apoiava no seu ritmo, com suas dificuldades. Ela cruzou a linha de chegada com muita comemoração”, disse e Erica Cosendey, mãe da criança Carolina, paciente da Clínica Logos, que percorreu o circuito kids.

Para Willy e Camila Schuwarten, o sentimento não foi diferente: “A experiência de ter um filho Especial se traduz na própria palavra que os classifica: especial. Conviver com eles é ter o privilégio de enxergar a vida de uma maneira totalmente diferente. Neste evento fantástico, com a doação de pernas de outras pessoas para que os nossos especiais tivessem uma manhã de domingo inimaginável, umedecemos nossos olhos várias vezes e durante quase todo o evento estivemos com o nosso coração pressionando a garganta. A sensação de felicidade que conseguimos colher nos sorrisos e gargalhadas de nossos anjos não tem preço”, afirmou.

Camila chegou conduzida pelo pai

Camila chegou conduzida pelo pai

Patrícia Paranhos, uma das organizadoras do evento, ressaltou a importância dessa corrente do bem. “Desde o início contamos com a participação voluntária de muitas pessoas. Conseguimos o empréstimo dos triciclos, a isenção dessas crianças na modalidade de 5km e de crianças especiais no circuito kids, 50 pernas de aluguel e 50 pernas de apoio para o dia da corrida. Não temos palavras para agradecer e expressar o tamanho da nossa alegria. Trazer o pernas para o Vale do Aço é a realização de um sonho e esperamos que o projeto se consolide na região”, disse.

 

Pernas de Aluguel

Inspirado na dupla Dick e Rick Hoyt, conhecidos como Team Hoyt, deficientes que tiveram suas vidas mudadas por seus pais, que os levavam para correr, voluntários de São Paulo criaram o projeto Pernas de Aluguel com o objetivo de oportunizar para cadeirantes, aqui do Brasil,  a mesma emoção que essa dupla sente há anos em mais de mil provas.

O objetivo do projeto é promover a diversão para pessoas com deficiência motora/cognitiva e proporcionar aos atletas voluntários a oportunidade de transformar a linha de chegada em algo mais especial que normalmente é.

No Vale do Aço, o Pernas de Aluguel foi realizada em parceria com a Clínica Logos, que atua com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para pessoas especiais, principalmente com público infantil, em Ipatinga. O projeto é sem fins lucrativos e conta com diversos voluntários para sua realização.