Movimento Paguh chega ao Vale do Aço para atender consumo consciente de moda e fomentar o empoderamento feminino

REGIONAL_Contém cultura
Contém Cultura é inaugurado em Periquito
11 de agosto de 2017
SOCIAL_Fundação Aperam
Fundação Aperam Acesita recebe exposição Olhares Diversos
11 de agosto de 2017

Movimento Paguh chega ao Vale do Aço para atender consumo consciente de moda e fomentar o empoderamento feminino

meninas Paguh - Giovana e Roberta 3

Em tempos de orçamento apertado, o hábito de reciclar objetos e, sobretudo, comportamentos de consumo, conquista cada vez mais adeptos aqui no Brasil. E é justamente com a proposta de oportunizar o consumo sustentável, economicamente viável e socialmente justo que as amigas e jornalistas Roberta Nobre e Giovana Cabral lançam o “Movimento Paguh – Brechó, Arte, Coisas e Tal”. O primeiro encontro acontecerá neste sábado (12/08), das 10h às 18h, no bairro Cariru, em Ipatinga.

Na primeira edição do brechó itinerante, as pessoas terão a oportunidade de comprar roupas e acessórios “gentilmente usados” até 80% mais baratos em relação a artigos novos. No dia e local, também serão oferecidas minioficinas gratuitas de automaquiagem e meditação, além de consultoria de moda. “O brechó é apenas um dos braços do Movimento Paguh. Mais do que moda com preços acessíveis, queremos ajudar as mulheres de todas as faixas etárias, biótipos e estilos, a desenvolver sua autoestima, seu potencial e se sentir mais bonita, por dentro e por fora”, explica Giovana Cabral, fundadora do projeto.

meninas Paguh - Giovana e Roberta 1Longe de serem produtos velhos ou fora de “moda”, o Movimento Paguh aposta na tendência dos brechós atuais: oferecer artigos cuidadosamente selecionados, exclusivos, higienizados e devidamente organizados. “A nossa preocupação é desmistificar o preconceito que ainda existe em se comprar em brechós e, principalmente, estimular opções de consumo sustentável. ‘Brincamos’ que a gente dá uma segunda chance para peças cheias de história, evita o consumo desenfreado e ‘imposto’ pelo fast fashion e faz a economia e energia circular. Uma peça que você tem no guarda-roupa e nem sabe o porquê comprou pode ser a ideal para outra pessoa”, completa Roberta Nobre, co-fundadora do Movimento Paguh.

Outro ponto a favor de se consumir em brechó é a questão ambiental: ao optar por produtos de “segunda mão”, a pessoa ajuda a preservar recursos ambientais. Para produzir uma única camiseta de algodão, por exemplo, são necessários 2,7 mil litros de águas, segundo a organização não governamental Water Foot Print.

Arte, coisas e tal
Paguh - Brechó, arte, coisas e talA princípio, o brechó itinerante do Movimento Paguh acontecerá sempre na primeira quinzena do mês em eventos próprios e convidados. Mas entre um encontro e outro, o objetivo do projeto é oferecer informação relevante para o público-alvo, além de estimular o empreendedorismo feminino, por meio das redes sociais, projetos sociais e parcerias. “A cada encontro, pretendemos oportunizar ao público feminino formas de geração de emprego e renda. Mas também pretendemos criar espaços para divulgação de trabalhos e talentos de pessoas do Vale do Aço e Minas, com foco no público feminino”, sintetiza Giovana Cabral.

Serviço
1º Encontro do Movimento Paguh
Sábado (12/08), das 10 às 18h.
Rua Suécia, 133, bairro Cariru – Ipatinga
Brechó. Oficinas de automaquiagem e meditação. Entrada franca.
Mais informações: www.facebook.com/movimento.paguh.